Avisos no Facebook e Instagram do iOS dizem que coleta de dados ajuda a manter os serviços gratuitos
By - Luiz Nogueira, 3 maio 2021 às 11:58
Com a chegada do iOS 14, a Apple trouxe mais transparência para os usuários, já que começou a mostrar de maneira mais fácil quais dados cada aplicativo coleta dos utilizadores. Por conta disso, o Facebook travou uma batalha bastante intensa com a empresa.
Agora, duas redes sociais de Mark Zuckerberg (Facebook e Instagram) passaram a exibir mensagens para os usuários de iOS informando que a coleta de informações por parte de suas criações pode “ajudar a manter o Facebook gratuito”.
No entanto, essa tática vai contra uma frase que era o slogan da empresa de Zuckerberg no passado. Anteriormente, a companhia indicava que seus produtos eram “livres e sempre seriam”.
Essa mensagem foi retirada da página inicial da rede social em 2019 e o criador não descartou uma versão paga do Facebook quando esteve diante do Congresso norte-americano em 2018. Na ocasião, porém, ele disse que “sempre haverá uma versão do Facebook que é gratuita”.
Voltando aos avisos. A primeira aparição foi reportada no último sábado (1º) por Ashkan Soltani, pesquisador de tecnologia. Em um comunicado enviado ao The Verge, um porta-voz do Facebook disse que essas “telas educacionais” foram implementadas para oferecerem “mais detalhes sobre como usamos os dados para anúncios personalizados”.
“Esta versão do iOS exige que solicitemos permissão para coletar alguns dados desses dispositivos para melhorar seus anúncios. Saiba como limitamos o uso dessas informações se você não ativar essa configuração do dispositivo. Usaremos as informações sobre sua atividade recebida de outros aplicativos e sites para: mostrar anúncios mais personalizados, ajudar a manter o Facebook gratuito e apoiar empresas que dependem de anúncios para alcançar seus clientes”, descreve a mensagem exibida nas redes sociais.
A rede social é bastante crítica quando fala sobre as atualizações de privacidade da Apple em seu sistema operacional. A companhia argumenta que as alterações podem prejudicar pequenas empresas que dependem dos anúncios da rede social para alcançar seus clientes.
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