Na última quarta-feira (15), a SpaceX deu um grande passo na direção do turismo espacial. Isso porque um foguete da empresa, o Falcon 9, foi enviado ao espaço carregando quatro pessoas – nenhuma delas um astronauta profissional – na missão Inspiration4.

O voo ocorreu na plataforma do Kennedy Space Center, na Flórida, às 21h (horário de Brasília). Após o lançamento, o foguete atingiu uma velocidade orbital e a cápsula com os quatro passageiros se desprendeu do corpo da aeronave e começou a ir em direção à órbita.

Pelos próximos três dias, os passageiros vão flutuar na cápsula que, por sua vez, vai flutuar ao redor da Terra, dando uma volta completa a cada 90 minutos. Para encerrar a jornada, a espaçonave vai entrar novamente na atmosfera e tem como alvo de pouso a costa da Flórida.

A previsão é de que os tripulantes cheguem à Terra no sábado, mas isso pode mudar se o clima ou outros problemas demandarem que o retorno seja feito antes ou depois. A cápsula é abastecida com suprimentos para cerca de uma semana.

SpaceX e a tripulação de pessoas comuns

Tripulação SpaceX

Foto: Inspiration4

Como dito, a tripulação não inclui ninguém que tenha experiência como astronauta. Estão a bordo da cápsula o bilionário Jared Isaacman, de 38 anos, que financiou a viagem; Hayley Arceneux, 29 anos, sobrevivente de um câncer infantil e assistente médica de um hospital; Sian Procotor, 51 anos, geóloga e professora de uma faculdade comunitária; e Chris Sembroski, funcionário da Lockheed Martin e fã de longa data do espaço que comprou seu lugar por meio de uma rifa online.

Durante os três dias, os passageiros terão que compartilhar um banheiro localizado na ponta da cápsula. Além disso, não haverá como tomar banho e a tripulação vai ter de dormir nos mesmos assentos reclináveis em que fizeram a viagem.

Mesmo assim, a SpaceX espera que esta seja a primeira de muitas missões de turismo semelhantes, abrindo caminho para um futuro em que as viagens espaciais serão comuns.

Embora a cápsula Crew Dragon tenha sido criada exclusivamente para levar astronautas para a Estação Espacial Internacional, a SpaceX tem permissão para vender assentos ou programar missões para quem quiser – e puder pagar, já que, ao que parece, essa missão específica custou mais de US$ 200 milhões.

Via: CNN

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários