Equipe canadense realiza o 1º teletransporte holográfico internacional
Tecnologia revolucionária pode ter aplicações para cuidados de saúde e trabalho espacialBy - Cesar Schaeffer, 6 agosto 2022 às 17:12
Se o teletransporte é algo que não venceu as barreiras das leis da física, um feito incrível com suporte da tecnologia foi alcançado por uma equipe da Western University, no Canadá – o primeiro teletransporte holográfico internacional.
Em uma combinação de teletransporte e holograma, a imagem de uma pessoa foi transmitida em tempo real do Alabama (EUA) para Ontario (Canadá) na tarde do dia 27 de julho, quando estudantes do Western Institute for Space Exploration se reuniram para testemunhar e participar do que eles acreditam ser a primeira demonstração internacional de “holoporte”.
“Tivemos a incrível oportunidade de demonstrar o primeiro teletransporte holográfico internacional bidirecional”, disse o líder do projeto Leap Biosystem, Dr. Adam Sirek.
Na experiência, cada um dos alunos do projeto conseguiu de “holotransportar” instantaneamente em forma holográfica.
A equipe, composta em grande parte por estudantes de graduação e medicina, estuda uma maneira de usar essa tecnologia no mundo real. Quer se trate de pessoas se comunicando ou prestando assistência e cuidados médicos a áreas remotas ou até mesmo no espaço.
Como funciona o teletransporte holográfico
O teletransporte holográfico foi realizado com o Hololens, o óculos de realidade mista da Microsoft combinado com um software da Aexa Aerospace, uma empresa aeroespacial com sede em Houston.
A tecnologia envolve uma câmera especial que cria uma imagem holográfica do objeto (ou da pessoa), que é então enviada para o destino de sua escolha. Usando o óculos da Microsoft, o usuário do pode ver o sujeito na sua frente, como se fosse real. Mais interessante é a possiblidade de as duas pessoas interagirem como se estivessem no mesmo ambiente.
“É como o melhor dos dois mundos entre medicina e engenharia. As aplicações que estou analisando particularmente estão facilitando os exames físicos que um médico normalmente realizaria em uma sala de exames”, explica Sirek.
Holoporte espacial
Em abril, a Nasa holoportou com sucesso um médico para a Estação Espacial Internacional (ISS), tornando-se o primeiro “holonauta” da história, mas a demonstração da equipe canadense foi a primeira vez que alguém cruzou fronteiras internacionais por meio de teletransporte holográfico.
Comentários