Início Tecnologia Mesh: Microsoft apresenta tecnologia que permite reuniões usando hologramas

Mesh: Microsoft apresenta tecnologia que permite reuniões usando hologramas

De acordo com a Microsoft, a ideia é permitir que o Mesh ajude “equipes distribuídas geograficamente a ter reuniões mais colaborativas"

Nesta terça-feira (2), durante a conferência Ignite, a Microsoft revelou um pouco sobre seus projetos para o futuro. A empresa apresentou o Mesh, uma experiência de realidade mista criada para mudar a maneira com que as pessoas trabalham e socializam em ambientes online.

O projeto, desenvolvido pela plataforma Azure, foi projetado para funcionar em diversos dispositivos – headsets, Hololens, óculos de realidade virtual tradicionais, smartphones e computadores.

De acordo com a empresa o Mesh é uma evolução de ferramentas de trabalho que existem atualmente, que consistem basicamente em documentos compartilhados e aplicativos de mensagens corporativas.

O que o Mesh faz é criar um ambiente virtual capaz de compartilhar dados, modelos 3D, avatares e qualquer outro elemento que faz parte do dia a dia de trabalho. O interessante disso é que, com os equipamentos certos, os usuários de uma reunião, por exemplo, poderão se encontrar em um mesmo ambiente, mesmo que estejam em partes diferentes do mundo.

Isso será possível a partir de avatares gerados pelo sistema, novidade que foi batizada de “holoportação”, em que versões fotorrealistas dos usuários podem aparecer em ambientes virtuais em qualquer lugar do planeta.

O sistema vai tirar proveito de coisas como rastreamento ocular e monitoramento facial para dar um nível extra de imersão.

De acordo com a Microsoft, a ideia é permitir que o Mesh ajude “equipes distribuídas geograficamente a ter reuniões mais colaborativas, conduzindo sessões de design virtual e ajudando pessoas a aprenderem juntas e hospedarem encontros sociais virtuais”.

“Inicialmente, as pessoas serão capazes de se expressar como avatares nessas experiências virtuais compartilhadas e, com o tempo, usar a holoportação para se projetar com seu eu mais realista”, completa a companhia,

Durante a apresentação, a Microsoft exibiu a capacidade de seu sistema em projetar o modelo 3D de um carro em um espaço real, permitindo que engenheiros visualizem uma renderização do veículo em realidade aumentada.

Planos futuros para o Mesh

Por enquanto, o Mesh é apenas um sonho da Microsoft, já que, apesar do potencial, a tecnologia está disponível apenas para os caros Hololens da empresa. Mesmo assim, a ideia é tornar o universo da realidade virtual acessível para que os usuários possam trabalhar no futuro.

Via: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES