A proposta do programa era simples: desabilitar o mecanismo implementado pela Nvidia em diversas placas da linha RTX para frear o uso de suas GPUs na mineração de criptomoedas. Infelizmente, descobriu-se que o Nvidia RTX LHR v2 Unlocker não era a solução mágica que os mineradores esperavam, mas sim uma armadilha.

Nvidia RTX LHR v2 Unlocker

Da mesma forma como muitos softwares – chamados comumente de “cracks” – seduzem o usuário com a promessa de desbloquear ou permitir o uso de cópias piratas de produtos como Windows, Office e Adobe Suite apenas para infectar o PC e abrir portas para outros ataques, o Nvidia RTX LHR v2 Unlocker também esconde segredos nefastos.

O programa em questão surgiu recentemente na web e despertou interesse do público que utiliza placas de vídeo gamers para minerar tokens. Supostamente, com apenas alguns cliques, o app modificaria o firmware das GPUs RTX com a tecnologia LHR (light hash rate) e restaurariam o potencial do hardware para a atividade.

Nvidia unlocker

Imagem: Tom’s Hardware

Porém, um jornalista do Wccftech descobriu que o software está comprometido e copia um malware para o PC de quem executá-lo. A ameaça se instala num dos serviços nativos do Windows e fica dormente até os cibercriminosos decidirem utilizá-lo.

Vale notar que alguns internautas relataram um alto uso de CPU após a instalação do Nvidia RTX LHR v2 Unlocker. Isso sugere que, além de não ajudar o usuário a minerar de forma mais eficiente com sua GPU, o programa ainda pode estar usando seu processador para minerar tokens para terceiros.

Via: Tom’s Hardware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários