Atualmente, o Google ainda é o mecanismo de buscas mais utilizado em todo o mundo. No entanto, muitas pessoas se preocupam que a empresa rastreia a atividade dos usuários para oferecer resultados mais relevantes e recomendações mais ligadas ao perfil dos utilizadores.
Para mudar esse cenário, há alguns buscadores que prometem total privacidade nas pesquisas. Esse é o caso do Brave Search. Disponível atualmente em versão beta, a ferramenta tem como objetivo oferecer segurança para os utilizadores. Garantindo que suas buscas ou cliques não serão rastreados.
O Brave ainda oferece um índice que mostra qual a porcentagem de resultados foi entregue em cada busca – seja por ele ou por mecanismos de terceiros. No entanto, a indexação de informações ainda não é muito abrangente.
No caso de pesquisa por imagens, por exemplo, o buscador se baseia no Microsoft Bing, que pode oferecer poucos resultados dependendo do assunto pesquisado.
Por enquanto, o Brave Search não conta com nenhum anúncio, embora a empresa afirme que há planos para lançar uma versão gratuita com propagandas e uma variante paga livre de informações publicitárias.
Quanto à experiência de pesquisa, o buscador é bastante semelhante ao Google. É possível utilizá-lo por meio de seu site oficial, além de poder ser instalado a partir do navegador Brave.
Comentários