Após a aprovação de uma resolução, El Salvador é o primeiro país a ter o Bitcoin como uma moeda legal. Em breve, os cidadãos poderão usar a criptomoeda para pagar impostos e dívidas, comprar bens e contratar serviços.

A medida foi criada pelo presidente Nayib Bukele com o objetivo de ajudar quem não tem acesso a bancos e quem quer mandar dinheiro do exterior para o país. Embora o Bitcoin se torne uma moeda oficial para El Salvador, não será a única. Isso porque o dólar americano permanecerá como opção.

A resolução ainda afirma que os cidadãos devem ser capazes de converter entre as duas moedas a qualquer momento, e que os dólares americanos “serão usados como moeda de referência” para contabilidade.

Preocupações envolvendo o Bitcoin

Segundo o The Guardian, alguns grupos de direitos humanos criticaram a decisão. A maior preocupação é que a classe baixa do país não terá acesso à tecnologia necessária para usar e armazenar o Bitcoin.

Embora a lei exija que qualquer pessoa que ofereça bens e serviços aceite a criptomoeda, há uma exceção para aqueles que não têm acesso à tecnologia. No entanto, o projeto diz que o governo “promoverá o treinamento e os mecanismos necessários” para permitir que a população use o Bitcoin.

Atualmente, El Salvador não é necessariamente um grande centro de mineração de Bitcoin. De acordo com estimativas da Universidade de Cambridge, o país não está nem entre os dez principais mineradores.

Via: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários