Já pensou na ideia de ganhar dinheiro simplesmente ao ir ao banheiro? Sim, a ideia do professor Cho Jae-weon é pra lá de inusitada. Na Coreia do Sul, ele criou um toalete em as pessoas são recompensadas com uma moeda virtual pelas suas fezes. Aí você pode se perguntar: mas, pra quê, professor?!

“Se pensarmos fora da caixa, as fezes têm um valor precioso para produzir energia e esterco”, explica Cho, o engenheiro ambiental projetista do banheiro.

O banheiro construído no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan é conectado a um laboratório que usa os excrementos humanos para produzir biogás e esterco.

Banheiro transforma fezes em energia e moeda virtual

Cho Jae-weon, professor sul-coreano do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan (UNIST) – Imagem: Reuters / Minwoo Park

Funciona assim: quando alguém usa o banheiro, as fezes são bombeadas para um tanque subterrâneo. Os resíduos são decompostos por microrganismos e se transformam em gás metano, que serve então como fonte de energia para abastecer um fogão a gás, uma caldeira e uma célula a combustível de óxido sólido.

Segundo ele, uma pessoa defeca cerca de 500g por dia, que podem ser convertidos em 50 litros de gás metano. Esse gás pode gerar 0,5 kWh de eletricidade ou ser usado para dirigir um carro por cerca de 1,2 km.

Para incentivar o uso do banheiro, o professor criou uma moeda virtual chamada Ggool. Ele paga 10 Ggool por dia para quem se propõe a usar o banheiro e contribuir com o projeto. No campus, os alunos podem usar a moeda para comprar café, frutas e até livros.

“Eu sempre pensei que as fezes eram sujas, mas agora é um tesouro de grande valor para mim”, disse o estudante de pós-graduação Heo Hui-jin. “Eu até falo sobre as fezes na hora das refeições para pensar em comprar o livro que eu quiser.”

Fonte de energia natural

Em 2019, a BMW fechou parceria com uma fazenda de gado para ajudar a abastecer carros elétricos na Califórnia usando cocô de vaca.

Fonte: Reuters

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Henry
17 de julho de 2021 09:35

É o novo SHITCOIN KKK