Aquecimento CES 2024: IA, impressão 3D, fazenda inflável e mais – veja o que esperar do evento
O blog KaBuM! estará acompanhando as principais novidades apresentadas durante a maior feira de tecnologia do ano; saiba maisBy - Tissiane Vicentin, 8 dezembro 2023 às 12:43
Mais um ano se encerrando e, para o universo da tecnologia, isso inevitavelmente significa também um aquecimento para o próximo grande evento: a Consumer Electronics Show, ou CES 2024. Todos os anos, a Consumer Technology Association (CTA) realiza a feira em Las Vegas, nos Estados Unidos, que é também conhecida como a principal convenção onde a indústria global de tecnologia se encontra e “ditam o tom” para o restante do ano.
De acordo com Gary Shapiro, presidente da CTA, dentre os destaques para o próximo evento estão a quantidade de startups que estão programadas para chegar no local – a organização contabiliza mais de 1.000 atá o momento – e, principalmente, o Innovation Showcase, onde as companhias também são julgadas por uma banca e, posteriormente, recebem o Innovation Awards das melhores inovações selecionadas para o ano.
“A CES é onde a indústria global se encontra”, afirmou Shapiro durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (7). O executivo também liberou alguns números para o próximo ano: 4 mil visitantes que deverão preencher os mais de 20 pavilhões reservados para o evento, que tem início em 9 de janeiro e se estenderá até a sexta-feira (12).
Dentre as curiosidades que podemos esperar para os 4 dias de conferências, de acordo com Shapiro, estão desde impressoras 3D à novidades apresentadas no universo dos carros e também outras inusitadas apresentações, como uma fazenda inflável – sim, ainda não sabemos direito como isso é possível ou como ela funciona, mas certanente ela estará na CES 2024.
O blog KaBuM! estará presencialmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, durante a CES 2024. Estamos preparando uma cobertura especial, trazendo novidades e tendências da feira, que acontece entre os dias 9 e 12 de janeiro. Enquanto você aguarda pelas novidades, veja outros conteúdos relacionados:
- Samsung irá explorar ‘conectividade na era da IA’
- Honda irá apresentar sua primeira linha de carros elétricos em Las Vegas
- LG anuncia coletiva de abertura do evento para 8 de janeiro
- Próxima geração de TVs OLED da LG deve contar com atualização de 144 Hz
- Qualcomm confirma presença na CES 2024 com keynote sobre Inteligência Artificial
O que esperar da CES 2024?
Durante a CES 2023, tivemos uma porção de conteúdos curiosos e novidades interessantes: um gabinete tubarão da Cooler Master, o controle de Xbox da ASUS com direito à tela OLED integrada, a almofada com som surround para cadeiras gamer da Razer, o carro que muda de cor da BMW, o headset VR da HTC, entre outras tantas. Ainda não temos os principais anúncios, mas já podemos confirmar algumas grandes apresentações para 2024.
-
CES 2024 em números
? 130+ mil visitantes
? 284 empresas da Fotune Global 500
?38 grandes fornecedores
?150+ países
-
Grandes marcas para ficar de olho
Para a edição 2024, a CTA lista mais de 3,5 mil marcas expositoras presentes. Dentre as marcas de tecnologia, games e entretenimento que já são conhecidas do blog KaBuM! e que você sempre acompanha nas nossas coberturas, teremos (em ordem alfabética):
- Amazon
- AMD
- Anker
- ASUS
- Bandai Namco
- BlackBerry
- BMW
- Canon
- Dolby
- Garmin
- Gigabyte
- Harman (marca da Samsung)
- Hisense
- Honda
- Hyundai
- IBM
- Intel
- Kia
- Lenovo
- LG
- Logitech
- Mercedes-Benz
- Meta
- Microsoft
- Mitsubishi
- Motorola
- MSI
- Netflix
- Nvidia
- OnePlus
- Panasonic
- Qualcomm
- Razer
- Roku
- Samsung
- Sharp
- TCL
- TikTok
- TP-Link
- Uber
- Warner Bros. Discovery
Tópicos do ano
Dentre as principais tecnologias que o evento deve trazer no próximo ano, elas foram separadas em 25 tópicos, incluindo (em ordem alfabética):
- 5G
- Acessibilidade
- Casa Inteligente
- Cidades Inteligentes
- Conteúdo e Entretenimento
- Criptomoedas e NFTs
- Design e Embalagem
- Drones e Robôs
- Entretenimento para Casa
- Família e Lifestyle
- Gaming e eSports
- Inteligência Artificial
- Marketing e Publicidade
- Mobilidade Aérea
- Realidade Virtual e Aumentada
- Saúde Digital
- Startups
- Sustentabilidade
- Tecnologia para Alimentos
- Tecnologia Espacial
- Tecnologia para Esportes
- Tecnologia para Veículos
- Turismo e Viagem
- Web3 e Metaverso
- Wearables e Fitness
-
Principais apresentações
Também para o próximo ano, a CES 2024 preparou uma porção dos chamados “keynotes” – um nome utilizado pelo mercado como sinônimo de apresentação principal. Dentre as confirmações até o momento, temos:
-
-
CTA e L’Oréal
-
Na manhã do dia 9, a CTA irá receber Gary Shapiro para falar sobre o “State of the Industry”, uma pesquisa global que mostra dados sobre como a tecnologia está auxiliando as pessoas a lidar com problemas cotidianos. No papo, a apresentação também conta com a presenta de Kinsey Fabrizio, vice-presidente sênior da CTA.
Durante a apresentação, a organização também irá ceder um tempinho para a L’Oréal, com um depoimento do CEO Nicolas Hieronimus para compartilhar as impressões da empresa sobre o papel que a tecnologia exerce na beleza para torná-la “sustentável, acessível e inclusiva”, de acordo com o anúncio oficial.
-
-
Intel e Elevance Health
-
A presidente e CEO da Elevance Health, Gail Boudreaux, irá discutir o uso da tecnologia em prol da saúde – como as soluções de hoje estão tornando a área mais proativa, preditiva e personalizada.
Em seguida, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, e Kristina Partsinevelos, da Nasdaq, irão discutir o papel que semicondutores e softwares desempenham para tornar a IA mais acessível e impactando economias.
-
-
Qualcomm
-
O CEO e presidente da empresa, Cristiano Amon, irá falar sobre Inteligência Artificial (IA) e os potenciais efeitos da IA generativa no dia a dia dos usuários e empresas.
-
-
Siemens
-
O CEO da Siemens, Dr. Roland Busch, que irá falar sobre como a tecnologia está habilitando marcas globais, trazendo melhorias na forma como vivemos, trabalhamos, nos movimentamos e criamos.
Os demais keynotes também contam com as gigantes do varejo Best Buy e Walmart; além da HD Hyundai (braço de equipamentos industriais e contrução do conglomerado sul-coreano).
Comentários