Enfim, o que era rumor foi oficializado: depois de algumas semanas no mar de boatos, a HTC oficializou o Vive XR Elite, seu headset de primeira linha que, ao menos segundo as especificações técnicas, promete não só incomodar o hegemônico Meta Quest 2, mas tirar dele a liderança do mercado de óculos de realidade virtual (VR).

A empresa taiwanesa mostrou o headset em seu estande na Consumer Electronics Show (CES) 2023, que vem ocorrendo ao longo desta semana em Las Vegas, nos EUA. O blog KaBuM! está presente no local, mostrando todas as novidades e, sobre essa, podemos assegurar uma coisa: não vai ser barato.

Imagem mostra o Vive XR Elite, da HTC

Imagem: HTC/Divulgação

Segundo a HTC, o Vive XR Elite conta com resolução 4K – sendo 2K por olho, taxa de frequência visual de 90Hz e campo de visão de 110º. No lado de fora, ele também tem uma câmera que o torna compatível com aplicações de realidade mista (MR) – tudo isso gerenciado por um processador Snapdragon XR2 da Qualcomm, com 12 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno.

Em termos práticos: ao menos no papel, ele é mais ou menos três vezes mais forte que seu principal concorrente.

O mais interessante é que, apesar de ser um dispositivo bem grande, ele aparenta ser mais confortável que outros do gênero: o descanso traseiro é removível e o aparelho todo tem dobras que o tornam fácil de ser transportado. Isso foi bastante ressaltado pela HTC, aliás.

Outro ponto interessante é que o Vive XR Elite conta com lentes dióptricas – essencialmente, lentes que corrigem a trajetória de reflexo da luz, auxiliando o foco. É uma tecnologia normalmente vista em telescópios, mas que pode beneficiar usuários do headset que precisam de óculos corretivos para compensar algum problema de visão. Basicamente, você não vai precisar de óculos para usar este aparelho.

Segundo a HTC, o Vive XR Elite também tem bateria intercambiável simples, para o caso de você querer comprar mais de uma e fazer a troca durante o uso do aparelho. Cada bateria tem mais ou menos 15 horas de uso contínuo e recarga rápida de 30W, o que confere 50% de energia mais ou menos 30 minutos.

Ao todo, o conjunto tem pouco mais de meio quilo, colocando esse aparelho no lado mais leve dos headsets VR. Como a maioria dos dispositivos do setor, porém, você pode usá-lo de forma cabeada em um PC, sem a bateria, o que reduz o peso total para menos de 250 gramas.

Como dissemos, no entanto, essa não será uma experiência muito barata: programado para chegar em fevereiro de 2023, o Vive XR Elite da HTC tem preço sugerido de US$ 1099 (R$ 5806,02, sem contar tarifas de importação). Segundo a empresa, inicialmente, ele chegará para os EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Noruega, Suécia, Dinamarca, Austrália e Nova Zelândia. Não há menção ao Brasil no comunicado divulgado. 

via HTC

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress