8 tendências tecnológicas para ficar de olho em 2021
By - KaBuM!, 17 dezembro 2020 às 10:45
As tecnologias que facilitam o trabalho remoto e a digitalização dos negócios, ajudando as organizações a se tornarem mais flexíveis e adaptadas a uma nova realidade, estão entre as maiores apostas para 2021. Quer saber quais são as tendências tecnológicas que vão influenciar e afetar nossas vidas no futuro próximo? Confira abaixo!
Realidade aumentada no meio corporativo
Popularizadas por meio dos games, as realidades virtual e aumentada já não são mais exclusivas do entretenimento. Elas podem ser usadas, inclusive, no meio corporativo, em treinamentos de funcionários nas empresas, para realizar determinados trabalhos e até mesmo na reabilitação física.
Em 2021, a tendência é de que ambas sejam ainda mais aproveitadas, em diversos setores da sociedade, principalmente na Medicina, no Marketing e na Educação. O intuito é extrair todo o potencial oferecido por essas tecnologias e a crescente oferta de dispositivos compatíveis, que estão cada vez mais acessíveis, além de oferecer uma experiência imersiva.
Tecnologias nativas da nuvem
Desenvolvidas para impulsionar a inovação rápida, as tecnologias nativas da nuvem são mais fluidas, colaborativas e automatizadas, oferecendo às empresas a possibilidade de melhorar seus negócios e, consequentemente, a experiência do cliente. Agilidade e praticidade são palavras de ordem neste contexto.
Os Lagos de Dados (Data Lake), por exemplo, são repositórios responsáveis por armazenar grandes e diversos dados brutos em formato nativo. O intuito é ter um repositório único na empresa, com todos os dados, disponíveis a qualquer um que precise analisá-los.
Além disso, plataformas de contêineres (gerenciamento de informações) e computação sem servidor são algumas das tendências tecnológicas que devem ganhar ainda mais destaque em 2021.
Blockchain
O aumento das transações com criptomoedas registrado nos últimos meses passou a exigir uma maior atenção das autoridades, para evitar problemas como lavagem de dinheiro e financiamento de grupos terroristas, entre outros.
Para rastrear o envio e o recebimento de moedas digitais, muitas instituições estão investindo no blockchain, tecnologia que dá maior segurança a diferentes tipos de transações online, impedindo fraudes e vazamentos de informações. Neste contexto, os dados não podem ser trocados sem o consenso entre as duas partes envolvidas.
Automação ampliada
Outra grande aposta entre as tendências tecnológicas para os próximos meses é a implantação da automação em um maior número de empresas, permitindo que elas se tornem mais eficientes nas operações de produção, no atendimento e na gestão. Enfim, em todo processo organizacional.
De acordo com o grupo Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, o segmento de automação robótica deve crescer quase 20% em 2021. Ou seja, uma receita de quase US$ 2 bilhões.
Novas demandas para a Inteligência Artificial
A utilização da Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning já é tendência há algum tempo, tanto que elas se tornaram parte do nosso dia a dia de várias maneiras, inclusive nas figuras de assistentes virtuais, como Google Assistente, Siri e Alexa.
Outro exemplo são as casas inteligentes (Smart Homes), em que é possível controlar diversos dispositivos à distância: ligar ou desligar o ar-condicionado ou luzes, e ter um controle universal para todos os equipamentos eletrônicos. A segurança também é outra preocupação nesses lares, com câmeras que avisam quando alguém chega no local e dispositivos de abertura de portas e janelas.
Além disso, o foco das empresas é encontrar novas formas de utilizar a IA, como na fabricação e distribuição de peças, aliada à automação, além de adotar práticas que permitam o uso da tecnologia de forma mais ética e responsável.
Cibersegurança com força total
O uso cada vez mais frequente da internet vem acompanhado do aumento dos crimes cibernéticos, resultando em novos tipos de golpes e fraudes contra pessoas e empresas, o que deixa o ambiente online não tão amigável.
Diante deste cenário, o investimento em cibersegurança é mais do que necessário, criando formas de prevenir ataques e proteger os dados contra hackers. Trata-se de uma das tendências tecnológicas para 2021 e os próximos anos.
Comunicações de última geração
Trabalho remoto: uma tendência que ganhou força em 2020 e que tem tudo para ficar em 2021. A expectativa é de que o home office continue em alta, considerando que, em muitas áreas, ele pode ser mais prático, ágil e até rentável.
E para preservar o engajamento dos colaboradores com o distanciamento físico, as organizações precisarão investir ou aderir a novos sistemas de comunicação, melhorando a experiência do funcionário.
Para fechar as tendências tecnológicas: Rede 5G
Bastante aguardada no Brasil, a tecnologia 5G promete não só deixar as conexões móveis mais rápidas e consumir menos energia da bateria dos celulares, mas também trazer uma série de benefícios para diferentes segmentos.
Conectar casas, indústrias e até cidades inteiras é outra das vantagens que a quinta geração da internet móvel pode oferecer, além de facilitar a realização de cirurgias médicas à distância e o desenvolvimento de carros autônomos.
Leia também: Por dentro do 5G: entenda o que muda com a nova tecnologia
Por: André Dias Gonçalves
Comentários