Tecnologia: um em cada 3 consumidores tem “vergonha” do suporte técnico
Cresce a preocupação das empresas de tecnologia sobre o comportamento que leva muitos consumidores a desistirem de um produto ou de uma marcaBy - Cesar Schaeffer, 26 fevereiro 2022 às 16:47
Para alguns, quando o assunto é tecnologia, pedir ajuda pode ser relativamente desconfortável. Medo de parecer incompetente? Receio à rejeição? Talvez. Mas a primeira boa notícia para quem, por algum motivo, se sente assim é: você não está sozinho. Segundo um estudo recém-divulgado, um em cada três consumidores evita buscar suporte oficial das empresas. A solução, na maioria das vezes, é tentar soluções alternativas – e isso não é interessante para as marcas.
A pesquisa foi feita pela The Conversation, uma rede de mídia australiana sem fins lucrativos focada em ciência e tecnologia. O processo contou com cinco etapas principais: uma qualitativa e quatro quantitativas, com a participação de 150 a 450 indivíduos em cada.
De acordo com a análise, um dos principais motivos que leva as pessoas a não pedirem ajuda é fator psicológico. “Às vezes você sente vergonha porque tem medo de que a pessoa com quem está falando possa achar que você não entende nada”, explicou um dos entrevistados.
Outro questão latente é a visão que os consumidores têm de que as empresas não estão dispostas a ajudar. “São todas iguais, elas são grosseiras e nunca resolvem seus problemas”, reclamou outro participante do estudo.
Comportamento preocupa empresas de tecnologia
O grande problema é que esse tipo de pensamento e consequente atitude podem levar muitos consumidores a desistirem não apenas de um produto ou serviço, mas também de uma marca; é aí que entra a preocupação maior das empresas neste assunto.
Assim, muitas companhias tentam melhorar seus processos de atendimento para afastar esse tipo de sentimento dos consumidores. De acordo com a pesquisa, melhorar a comunicação e destacar a disponibilidade do suporte ou divulgar resultados positivos de outros consumidores são outras saídas interessantes para contornar a situação
Ou seja, o consumidor buscar ajuda é, sim, de interesse das empresas. Afinal, a última coisa que elas querem é que seus produtos ou serviços sejam deixados de lado ou, pior, que elas sejam abandonadas ou trocadas.
Via: Techxplore
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