Baidu recebe licença para operar com táxi-robô sem a presença de motoristas
Com o aval, exemplares do táxi-robô Apollo Go poderão cobrir corridas em regiões da China de maneira 100% autônomaBy - Igor Shimabukuro, 8 agosto 2022 às 11:48
Pegar táxis sem motoristas pode parecer algo ilusório por aqui, mas na China, isso virou uma realidade. A Baidu acaba de se tornar a primeira empresa do setor a obter licenças do país asiático para administrar seu serviço de táxi-robô de maneira 100% autônoma em algumas regiões do território.
Em abril, a empresa chinesa havia recebido a aprovação para iniciar testes com seu táxi autônomo em Pequim desde que um operador humano estivesse dentro do veículo. A licença limitava as ideias da companhia, mas premeditavam algo mais grandioso que estava prestes a chegar.
E chegou. Agora, os veículos Apollo Go da Baidu receberam sinal verde para serviços de corrida de forma 100% autônoma. Na prática, isso significa que os passageiros serão os únicos ocupantes do carro, já que sensores e sistemas de segurança vão eliminar a necessidade de um motorista “real”.
Táxi-robô vai dar início a mais testes
Neste primeiro momento, a licença deve funcionar em um modelo experimental. Ao Financial Times, Charlie Chai, analista de direção autônoma da 86 Research, disse que o aval amplia os testes dos veículos da Baidu, mas a comercialização do serviço está a “dois ou três anos de distância”.
De todo modo, os exemplares do táxi-robô Apollo Go estarão disponíveis na cidade central de Wuhan e no município de Chongqing durante a manhã e fim de tarde, com coberturas de serviço de 13 km² e 30 km², respectivamente.
E, por mais amedrontador que a experiência pareça, a companhia reforça que seus veículos possuem diversas medidas de segurança para fazer backup das principais funções de direção autônoma. Isso inclui redundância de monitoramento, sistema de operação de segurança e capacidade de condução remota, por exemplo.
Em suma, uma corrida autônoma e segura.
Baidu larga na frente
Vale destacar que a licença obtida pela Baidu significa um grande avanço da companhia perante os seus concorrentes internos. Rivais como Pony.ai, WeRide e AutoX também seguem na briga para desenvolver softwares de direção totalmente autônomos, mas é a Baidu quem vai largar na frente.
Via: Engadget | Financial Times
—
Teria coragem de pegar uma carona em um veículo sem motorista? Deixa a resposta nos comentários.
Comentários