Protótipo de Super Mario World mostra diferenças do clássico nintendista nos EUA e no Japão
Canal especializado em restauração de games retrô conseguiu uma cópia de um protótipo de Super Mario World usado na localização do jogoBy - Rafael Arbulu, 1 janeiro 2023 às 12:00
O canal Forest of Illusion do YouTube conseguiu botar as mãos e restaurar um protótipo de Super Mario World, o clássico da Nintendo que serviu como carro-chefe do lançamento do Super NES em novembro de 1990.
Mas não qualquer protótipo: a build restaurada pelo canal se trata, na verdade, de uma versão aberta do jogo completo. Essencialmente, uma versão para testes do título, que foi usada pela Nintendo para levar o produto ao mercado ocidental.
No vídeo acima, podemos ver diversas diferenças entre as versões japonesa e americana, indo desde o formato e fonte do menu principal até variações gráficas e de diálogo – tudo mostrando o esmero da Nintendo em transportar um título iconicamente asiático para o outro lado do mundo.
E sim, aquele executivo colando adesivos no quadro branco é um “jovem” Shigeru Miyamoto, criador do Mario, além de Donkey Kong e The Legend of Zelda, entre outros títulos. Ao menos, tão “jovem” quanto poderia: em novembro de 1990, ano de lançamento de Super Mario World, o cara já tinha 38 anos.
O vídeo foi publicado no YouTube, mas o blog oficial do canal tem uma postagem detalhando todas as diferenças encontradas, tais como:
- A placa na Casa do Yoshi tem um sombreamento e uma fonte diferentes
- A fonte nas caixas de texto é mais fina do que na versão que foi ao varejo
- Diferenças de roteiro numerosas
- [As fases] Donut Plains 2, Donut Secret House e “Funky” são iguais à versão japonesa
- As fases Star Road levam a diversos níveis de testes técnicos
- Mario não morre quando o tempo acaba
- Funções de debug estão acionadas
- Personagens como Boo Buddies e Big Boo se chamam “Boo Diddly” e “Boo Jackson”
- Fontes de uma versão primária de The Legend of Zelda: A Link to the Past estão escondidas nos arquivos
Por se tratar de uma versão protótipo do que viria a ser o Super Mario World no varejo americano, é óbvio que alguns itens da lista acima podem ter lhe causado estranheza: todos lembramos do Mario arregalando os olhos e “caindo pela tela” quando o relógio de alguma fase chegava ao fim, por exemplo.
“Sendo este um protótipo [para fins de] localização, muitas opções de debug estão disponíveis, tornando o progresso do jogo extremamente fácil! Você pode facilmente perceber o Mario indo para qualquer parte do mapa sem terminar a porção anterior da fase. Se isso já não é suficiente, ao apertar simultaneamente os botões Start e Select durante uma fase faz com que ela seja instantaneamente completada ao invés de apenas sair dela.” – Forest of Illusion
Outro ponto interessante é o acionamento de poderes do personagem titular: no jogo final, Mario precisa pegar o item correspondente – cogumelo para crescer em tamanho, pena para sair voando, flor para disparar bolas de fogo etc. – mas no protótipo de Super Mario World, uma simples combinação de botões circulava por todos os golpes, e um único botão lhe permitia voar pelo tempo que quisesse, o que não era possível na versão completa.
O vídeo em si é uma diversão imensa de se ver, especialmente para quem já jogava muito SNES naquela época e tem boas memórias do início da década de 1990. Super Mario World foi o título mais vendido do antigo console – até mesmo porque, quem comprava o aparelho, ganhava o jogo no pacote – contemplando 20 milhões de unidades vendidas globalmente.
Comentários