[Review] Super Mario RPG é uma aventura divertida e empolgante
Com personagens carismáticos e muita coisa para fazer, Super Mario RPG é um dos melhores jogos do Encanador BigodudoBy - Luiz Nogueira, 23 novembro 2023 às 14:59
Lançado originalmente em 1996, Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars representou a estreia do Encanador Bigodudo mais querido da Nintendo em outra vertente: a dos RPGs.
Na época, o jogo chamou a atenção, já que foi desenvolvido em parceria com a Square – que se tornaria Square Enix anos depois. Por conta disso, o título foi muito bem recebido, já que saiu na época de ouro da empresa – quando a franquia Final Fantasy estava em seu ápice.
Agora, o game teve seu nome reduzido e Super Mario RPG, remake do game original, foi lançado para Nintendo Switch.
Mas será que o título conseguiu manter as mesmas características do original ao mesmo tempo em que consegue se reinventar?
Para responder a essa e outras perguntas, o blog KaBuM! passou os últimos dias completamente imerso nesse fascinante universo e conta, em detalhes, o que esperar.
História simples, mas nem tanto
A história de Super Mario RPG começa bastante semelhante aos outros jogos do personagem. A Princesa Peach foi sequestrada por Bowser e Mario deve ir a seu resgate no castelo do vilão.
Chegando lá e com a missão bem-sucedida, uma espada simplesmente caí do céu e manda cada um dos personagens para um lugar diferente. Sem entender o acontecido, Mario volta ao castelo para ver a ameaça fincada no meio do local.
Agora, cabe a Mario descobrir o paradeiro de Peach e Bowser e entender do que se trata a ameaça.
A premissa pode parecer simples, mas essa é uma das melhores narrativas de um jogo do Encanador Bigodudo. A forma como a história é conduzida e se desdobra conforme se avança é fenomenal.
Fazia tempo que não me via tão interessado em saber mais sobre aquele mundo e seus habitantes. E por falar em habitantes, quero destacar Mallow e Geno. Ambos são extremamente carismáticos e ótimas adições ao game.
Infelizmente, por serem criações da Square para o título, nenhum deles apareceu novamente nos futuros jogos do personagem.
Destaques das batalhas
Como era de se esperar de um RPG, o sistema de batalhas é por turnos – e funciona muito bem, diga-se de passagem. Todos os comandos são simples e objetivos, com opções diretas para seleção.
O grande destaque aqui foram as mudanças feitas, que se baseiam em comandos que exigem rapidez dos jogadores para evitar ataques. Caso o botão seja pressionado no momento certo, um medidor começa a ser preenchido.
Quando completado, desencadeia um poderoso ataque em grupo, que envolve todos os personagens presentes na party – e varia de acordo com a composição no momento.
No entanto, se o jogador não quiser participar de muitas batalhas, é possível fugir delas ao pular para longe dos inimigos nos mapas.
Em Super Mario RPG não há lutas surpresa espalhadas pelos mapas e, portanto, todos os inimigos que desencadeiam esses embates estão visíveis a todo momento, facilitando a tarefa de desviar.
Isso, aliado ao pulo característico do personagem – sim, neste jogo, Mario consegue pular -, faz com que o título ganhe uma camada extra de exploração, dificilmente vista em RPGs da época em que foi lançado.
Exploração é um dos pontos altos
Seguindo o clima divertido dos jogos principais do Mario, a versão RPG traz as mesmas piadas divertidas e segredos escondidos. Isso, junto de pequenos minigames, fazem do título um prato cheio para os fãs do personagem.
Me peguei rindo de simples interações entre os personagens, principalmente da inocência e do humor leve presente. No entanto, tive alguns momentos de ansiedade relacionados à exploração.
Em certo momento, Mario ganha uma moeda que garante a habilidade de mostrar em quais locais há baús escondidos – muitas vezes, muito bem escondidos. Alguns deles, inclusive, exigiram uns bons minutos de busca para serem encontrados.
Brincadeiras à parte, essa é uma ajuda e tanto para quem quer explorar o game e se certificar de que não ficou nada para trás – embora isso provavelmente vá acontecer, já que há muito o que se fazer.
As 20 horas que levei para terminar a aventura passaram voando e, com certeza, deixaram um gostinho de “quero mais” que os jogos do Mario sempre proporcionam.
Por fim, a trilha sonora foi refeita e permite que o jogador alterne entre o clássico e o novo. Devo dizer que ambas são incríveis e servem de complemento para toda a aventura.
Super Mario RPG vale a pena?
Super Mario RPG não é só um remake de um game antigo do personagem, mas também um sopro de ar fresco para o gênero, com ideias originais, que misturam muito bem os elementos dos dois mundos.
Com controles empolgantes, personagens carismáticos e muitos momentos engraçados, o título se destaca não só por ser um ótimo remake, mas também por trazer identidade e novidade em meio a muitos games parecidos.
Vale lembrar que Super Mario RPG já está disponível exclusivamente para Nintendo Switch.
Comentários