[Review] Super Mario Bros. Wonder é inventivo, divertido e uma das experiências mais empolgantes do ano
Super Mario Bros. Wonder se destaca pelas novas mecânicas e, claro, pelas Flores Falantes presentes durante todo o jogoBy - Luiz Nogueira, 27 outubro 2023 às 17:49

Mario é um dos personagens da Nintendo mais importantes – se não o mais. Por conta disso, sempre que um novo jogo desse universo é anunciado, cria-se uma aura de expectativa. Com Super Mario Bros. Wonder não foi diferente.
Com propagandas chamativas envolvendo o Mario Elefante, o jogo se destacava entre os lançamentos de outubro. Em nosso preview, destacamos como a aventura é divertida e empolgante.
Agora, chegou a hora de conferir o material todo. Será que o game consegue se manter divertido, reinventar-se a todo momento e ainda, sim, ser uma ótima sequência da aclamada franquia?
O blog KaBuM! passou os últimos dias coletando itens, procurando passagens secretas e se transformando em diversos Marios diferentes para te contar, em detalhes, se o novo game da Nintendo vale a pena.
Ameaça do Reino da Flor
Imagem: blog KaBuM!/Nintendo
Nesta nova jornada do Encanador Bigodudo, Mario e seus amigos são convidados pelo Rei Florian para visitar o Reino da Flor. No entanto, durante a visita, Bowser aparece e, ao tocar em uma Flor Wonder, consegue se fundir com o castelo do reino e começa a espalhar o caos por todas as áreas do local.
É aí que a aventura começa. No controle de Mario – ou de outros personagens, como Peach, Yoshi e Toad -, os jogadores devem passar pelas 7 áreas do reino e livrá-las do mal imposto pelo grande vilão.
Imagem: blog KaBuM!/Nintendo
Apesar de não ser o grande foco de Super Mario Bros. Wonder, a história apresenta o pano de fundo necessário para que a jornada se inicie e se devolva de maneira divertida e descontraída – mesmo com a ameaça iminente.
O que quero destacar em toda essa jornada é a localização em português. Sem ela, o game não teria parte do brilho presente. Isso fica claro nas conversas durante as fases e os locais, bem como nas grandes estrelas do game – que falaremos mais abaixo.
De qualquer forma, ir descobrindo mais desse mundo é gratificante e muito interessante, principalmente porque o jogo tem muito a oferecer.
Segredos
Imagem: blog KaBuM!/Nintendo
Como era de se esperar em um jogo do Mario, são muitos segredos. E quando digo muitos, quero dizer no sentido literal. Eles vão desde itens escondidos nos níveis – que só podem ser vistos por certo tipo de personagem -, passando por passagens secretas em canos – ou até entre os níveis – e terminando em maneiras novas de terminar as fases.
Há muito para se descobrir, o que encoraja o fator replay, bem como a necessidade de jogar as fases mais de uma vez para encontrar tudo o que ela pode oferecer – principalmente porque é impossível coletar tudo apenas de uma vez.
Portanto, perca tempo mesmo refazendo os circuitos e tentando melhorar suas estatísticas para conseguir extrair o máximo do fator diversão que Super Mario Bros. Wonder pode oferecer.
Além disso, mesmo que você consiga o número exato de Sementes Fenomenais para seguir até o próximo segmento, vale a pena tentar conseguir algumas a mais, será divertido e um desafio e tanto.
Flores Falantes
Imagem: blog KaBuM!/Nintendo
Agora chegamos ao momento de falar das grandes estrelas de Super Mario Bros. Wonder: as Flores Falantes. Apesar de todo o marketing da Nintendo ter focado no Mario Elefante e nas transformações do personagem, são elas que dão grande parte do brilho da aventura.
Passar por elas é garantia de uma frase engraçada ou até motivacional. Ri muito de algumas que reclamam do clima, das ações do personagem e até dos inimigos presentes no local.
De novo, destaco a localização em português como um dos fatores determinantes para isso. O impacto é ainda maior – e vai atingir todo tipo de público com as piadas e pensamentos desses pequenos seres.
Imagem: blog KaBuM!/Nintendo
Me peguei muitas vezes saindo do curso da fase apenas por ter avistado alguma dessas flores em algum lugar do cenário. Tudo para saber o que elas têm a dizer.
Em alguns casos, inclusive, elas falam sobre segredos escondidos no local e incentivam o jogador e procurá-los nas imediações.
Minha dica para aproveitar Super Mario Bros. Wonder é: pare e escute o que as Flores Faltantes têm a dizer – podem ser dicas importantes.
Power-ups e mudanças de cenário
Imagem: blog KaBuM!/Nintendo
E o que seria de um jogo do Encanador Bigodudo sem os famosos itens que o deixam com habilidades úteis. No game, além dos já conhecidos cogumelos de crescimento e a Flor de Fogo, podemos ter acesso ao Mario Elefante, Mario Bolha e Mario Broca.
Cada um deles é útil em um mundo diferente – embora alguns, como o Mario Elefante, sejam bastante versáteis e ajudem em várias situações.
Imagem: blog KaBuM!/Nintendo
O Elefante, por exemplo, consegue derrotar inimigos com mais facilidade, além de conseguir armazenar água em sua tromba para ajudar a reviver certas partes do cenário. No caso das bolhas lançadas pelo Mario Bolha, inimigos ficam presos nelas e assim por diante.
Outro fator que altera e muito a gameplay são as Flores Fenomenais, que alternam o cenário em si ou o personagem, deixando tudo mais frenético e divertido de se acompanhar. É uma loucura como isso afeta a jogatina, pois oferece mais vida às fases e muitas vezes deixam tudo ainda mais divertido.
Insígnias
Imagem: blog KaBuM!/Nintendo
As Insígnias são outra parte importante de Super Mario Bros. Wonder. Elas são adquiridas durante fases específicas ou compradas na loja do jogo. O interessante são seus efeitos – que são essenciais em alguns momentos.
Enquanto algumas garantem pulos mais altos, outras trazem um Cogumelo de Crescimento a cada início de fase. O ruim disso é que o jogador só pode escolher usar uma por vez – o que é bastante difícil, já que a maioria dos efeitos é bastante útil em diversas situações.
Mesmo assim, experimentar as fases com diferentes efeitos é bem interessante – e pode ser recompensador dependendo da situação.
Liberdade
Imagem: blog KaBuM!/Nintendo
A liberdade oferecida por Super Mario Bros. Wonder é gigantesca. Além de não ter uma linearidade para completar as fases – principalmente porque temos caminhos secretos para conclusão – andar pelo mapa também tem suas particularidades.
Em alguns momentos, por exemplo, o jogador fica livre para andar pelo mundo do jogo – com limitações, claro. A partir disso, é possível procurar passagens secretas pelo cenário, bem como escolher a ordem de realização das fases padrão e especiais.
Além disso, outro elemento que evidencia essa liberdade que citei é a possibilidade de jogar com Mario, Luigi, Peach, Daisy, Toad Amarelo, Toad Azul, Toadette, Yoshi, Yoshi Vermelho, Yoshi Amarelo, Yoshi azul-claro e Ledrão.
Imagem: blog KaBuM!/Nintendo
Com os Yoshis e Ledrão, inclusive, não sofrendo danos, o que pode ser considerado o modo fácil do game. No entanto, eles também não se transformam com potenciadores, fazendo com que parte da magia do gameplay seja perdida.
De qualquer forma, o jogo já oferece Sementes Fenomenais de sobra e, por conta disso, se uma missão for muito difícil, ela pode ser pulada para que outra mais simples ajude a completar aquela área.
Conclusão sobre Super Mario Bros. Wonder
Imagem: blog KaBuM!/Nintendo
Super Mario Bros. Wonder é uma viagem ao que a Nintendo pode trazer de melhor para o universo do Encanador Bigodudo. Com ideias inventivas, divertidas e encantadoras, prepare-se para jogar o game com um sorriso no rosto e um quentinho no coração com o que será visto.
As fases são muito interessantes, coloridas e cheias de coisas para ver. É um verdadeiro deleite para os olhos – além de oferecer muito humor para quem gosta do universo.
Imagem: blog KaBuM!/Nintendo
O título é altamente recomendado para os fãs do Mario, bem como para quem quer se aventurar pelos jogos do personagem e não sabe por onde começar. Essa é a experiência definitiva de se jogar.
Vale lembrar que o título está disponível exclusivamente para Nintendo Switch.
Comentários