A empresa de segurança cibernética StormWall descobriu uma botnet que realizou alguns dos maiores ataques DDoS — que visam sobrecarregar servidores — da história.

As botnets nada mais são do que redes de computadores/servidores “zumbis” utilizadas por cibercriminosos para diversos golpes ou ataques cibernéticos.

De acordo com a companhia, esse servidor específico permitiu ataques DDoS de até 2 TB/s, tornando-se um dos maiores servidores “zumbis” em toda a história da internet.

Botnet descoberto

O sistema era originário da Espanha e consistia em 49 mil servidores. Ainda segundo as investigações, a botnet estava abertamente disponível para locação, com custos a partir de US$ 2.500 por dois dias de uso.

“Os ataques realizados pela nova botnet são bastante padronizados e ela pode lançar ataques usando os protocolos UDP, TCP e HTTP (na camada sete do modelo OSI) com emulação de navegador”, disse a empresa.

“Ataques desse tipo afetam não apenas a vítima, mas também toda a cadeia de seus provedores e podem causar problemas de acesso à internet para centenas de milhares de usuários e recursos online ao mesmo tempo”, completou.

A empresa de segurança cibernética afirmou ainda que a maioria dos ataques DDoS detectados foram direcionados à indústria de games.

Vale lembrar que no primeiro trimestre deste ano, a StormWall reportou um aumento de 25,4% desses ataques a seus clientes em comparação com o último trimestre do ano passado.

Na época, o foco dos ataques foi direcionado para empresas de comércio eletrônico, construção, entretenimento, telecomunicações e setor financeiro.

Fonte: TechRadar

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários