Quem está desenvolvendo jogos baseados em inteligência artificial (IA) poderá enfrentar problemas com a Steam. Isso porque a plataforma da Valve aparentemente está banindo publicações de títulos do gênero por problemas relacionados a direitos autorais.
O caso veio à tona em um post no Reddit, criado pelo dev @potterharry97. No tópico aberto, ele conta ter enviado uma versão inicial de seu jogo “obviamente gerado por IA” à Steam na espera de ter seu título publicado na plataforma. O retorno, no entanto, não foi o esperado.
Segundo o dev, a resposta foi de que o jogo não poderia ser aprovado a menos que ele conseguisse provar à Valve que possuía todos os direitos autorais necessários.
“Como a propriedade legal dessa arte gerada por IA não é clara, não podemos enviar seu jogo enquanto ele contiver esses ativos gerados por IA, a menos que você possa confirmar afirmativamente que possui os direitos de todo o IP usado no conjunto de dados que treinou a IA para criar os ativos em seu jogo”, teria informado a empresa.
Com o impasse, potterharry97 decidiu alterar manualmente alguns ativos de seu jogo para que “não houvesse mais sinais óbvios de IA”. Mas novamente, o título não foi aprovado pela dona da Steam.
“Não podemos enviar jogos para os quais o desenvolvedor não possui todos os direitos necessários. No momento, estamos nos recusando a distribuir seu jogo, pois não está claro se a tecnologia de IA subjacente usada para criar os ativos tem direitos suficientes sobre os dados de treinamento”, suposatemente respondeu a Valve.
[–quebra–]
Steam requenta polêmica sobre a IA
Por um lado, o caso não chega a espantar. Até porque ainda existe uma grande discussão global para analisar toda a questão de direitos autorais envolvendo criações da IA: alguns acreditam que os conteúdos não violam nenhuma regra, enquanto outros creem em infrações pelo fato da tecnologia basear-se em conteúdos originais de terceiros.
Mas fato é que a dualidade deve afetar a vida de devs. Muitos têm adotado a IA para ajustar (ou criar) seus jogos e possíveis restrições de plafatormas como Steam ou Epic Games Store certamente vão afetar o potencial de alcance dos títulos em questão.
O principal ponto, contudo, está na falta de clareza das plataformas. O jogo de potterharry97 foi recusado, mas existem outros títulos na Steam baseados em IA (como This Girl Does Not Exist) que seguem ativos na plataforma mesmo com artes geradas artificialmente.
O blog KaBuM! entrou em contato com a Valve para entender se já existe alguma diretriz que aborde títulos gerados por inteligência artificial. A nota será atualizada caso a empresa retorne com mais esclarecimentos.