Na tarde desta quinta (10), a Valve resolveu dar uma mãozinha aos usuários mais avançados – e ousados – do Steam Deck liberando os drivers do produto para o sistema operacional da Microsoft.

Com isso, para a ser possível instalar e utilizar a versão completa do Windows 10 diretamente no PC gamer de bolso, deixando o equipamento ainda mais com a cara de computador portátil. Obviamente, nem tudo é perfeito – ainda.

Steam Deck rodando Windows 10

O anúncio foi feito no blog oficial do Steam Deck e traz links para download de drivers importantes do dispositivo compatíveis com o Windows. Segundo a empresa, o objetivo é apenas ajudar os interessados em ter o SO no aparelho, não oficializar a ampla instalação do software no produto.

“Esses recursos estão sendo oferecidos ‘como estão’ e, infelizmente, não podemos oferecer suporte ao Windows no Deck”, explica a Valve na postagem. Isso fica claro quando vemos as limitações atuais da integração entre hardware e sistema operacional.

Steam Deck

Imagem: Valve

Para começar, é preciso formatar completamente o Steam Deck antes de recorrer ao produto da Microsoft. Eventualmente, haverá suporte ao dual-boot, mas o recurso não está pronto no momento. Além disso, você fica restrito ao Windows 10, já que o PC gamer portátil ainda não tem suporte ao módulo TPM do Windows 11.

E, finalmente, os drivers liberados hoje só abrangem as funcionalidades de GPU, Wi-Fi e Bluetooth do Deck. Na prática, isso significa que toda parte de som não funciona no momento. De acordo com a empresa, a AMD e outros parceiros envolvidos com o quesito áudio estão trabalhando nesses drivers adicionais.

A Valve explica que, por enquanto, o jeito é “usar dispositivos de áudio por Bluetooth ou USB-C com o Windows instalado no Deck”.

Via: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários