Steam celebra 20 anos com reconhecimento às suas contas mais antigas
Loja de jogos de PC da Valve foi lançada em 12 de setembro de 2003, começando apenas como um hub de atualizações de jogos da empresaBy - Rafael Arbulu, 12 setembro 2023 às 12:44
A Steam está ficando mais velha hoje (12): há exatos 20 anos – ou seja, 12 de setembro de 2003 – a Valve Corporation lançava a sua então “aplicação de distribuição de atualizações”, inicialmente direcionada a jogos lançados por ela própria e sem o caráter “loja” que conhecemos hoje.
A ocasião não passou despercebida pela empresa e, embora nenhuma ação específica esteja em curso, a Valve vem distribuindo medalhas virtuais a serem exibidas pelos seus primeiros usuários em seus perfis públicos. As medalhas até seguem o primeiro esquema de cores adotado pela Steam – um verde-oliva meio parecido com fardas militares.
Internautas também levaram a ocasião ao Reddit, respondendo à curiosidade de usuários mais novos. Alguns lembraram que foi Counter-Strike um dos principais fatores para a criação do que viria a ser a loja.
“Para quem está se perguntando como os primeiros usuários chegaram à Steam na época, a resposta é simples”, disse o usuário “HeavenlyPT”. “Foi por causa do Counter-Strike. Antes da chegada da Steam, os servidores do ‘CS’ eram hospedados por várias empresas, e muitos de nós, na época, usávamos um programa chamado ‘TheAllSeeingEye’, que compilava a lista de servidores do jogo. Era assim que a gente entrava nas salas públicas de partidas.”
Nossa, eu…me sinto particularmente velho: já se passaram 20 anos desde que eu tomava tiro à toa jogava contra os bots de “CS”? Qual vai ser a próxima lembrança a esfregar na cara que estou grisalho? “Fazer corujão na lan house” ou reclamar que “o CS caiu porque o Speedy da Telefônica ficou fora do ar”?
Foi mal, fiquei nostálgico.
De agregador de servidores à maior marca de jogos de PC, Steam hoje faz até hardware
De acordo com o Demand Sage, a Steam conta, hoje, com mais de 130 milhões de usuários únicos por mês. Na prática, isso pode ser traduzido de uma forma bem simples: a loja tem gente pra caramba a usando a todo tempo, o tempo todo.
Obviamente, grande parte disso vem do fato de que, pouco depois de sua concepção, a Steam adotou a distribuição digital de jogos de várias empresas, estabelecendo um modelo de negócios que é amplamente usado atualmente: por um valor cobrado a partir da receita de vendas de cada jogo, a loja tira o seu “ganha pão”.
Tamanha evolução levou a Steam ao que conhecemos hoje, atrelando sua marca até mesmo a hardware e, ao menos em parte, concorrendo com gigantes da indústria – vide o lançamento do Steam Deck, que o blog KaBuM! analisou em janeiro deste ano.
Enfim, muita coisa para reconhecer e pouco espaço em uma só página, então…”parabéns etc.”.
Comentários