A Steam está ficando mais velha hoje (12): há exatos 20 anos – ou seja, 12 de setembro de 2003 – a Valve Corporation lançava a sua então “aplicação de distribuição de atualizações”, inicialmente direcionada a jogos lançados por ela própria e sem o caráter “loja” que conhecemos hoje.

A ocasião não passou despercebida pela empresa e, embora nenhuma ação específica esteja em curso, a Valve vem distribuindo medalhas virtuais a serem exibidas pelos seus primeiros usuários em seus perfis públicos. As medalhas até seguem o primeiro esquema de cores adotado pela Steam – um verde-oliva meio parecido com fardas militares.

Steam

Imagem: nikkimeel/shutterstock.com

Internautas também levaram a ocasião ao Reddit, respondendo à curiosidade de usuários mais novos. Alguns lembraram que foi Counter-Strike um dos principais fatores para a criação do que viria a ser a loja.

“Para quem está se perguntando como os primeiros usuários chegaram à Steam na época, a resposta é simples”, disse o usuário “HeavenlyPT”. “Foi por causa do Counter-Strike. Antes da chegada da Steam, os servidores do ‘CS’ eram hospedados por várias empresas, e muitos de nós, na época, usávamos um programa chamado ‘TheAllSeeingEye’, que compilava a lista de servidores do jogo. Era assim que a gente entrava nas salas públicas de partidas.”

Nossa, eu…me sinto particularmente velho: já se passaram 20 anos desde que eu tomava tiro à toa jogava contra os bots de “CS”? Qual vai ser a próxima lembrança a esfregar na cara que estou grisalho? “Fazer corujão na lan house” ou reclamar que “o CS caiu porque o Speedy da Telefônica ficou fora do ar”?

Foi mal, fiquei nostálgico.

De agregador de servidores à maior marca de jogos de PC, Steam hoje faz até hardware

De acordo com o Demand Sage, a Steam conta, hoje, com mais de 130 milhões de usuários únicos por mês. Na prática, isso pode ser traduzido de uma forma bem simples: a loja tem gente pra caramba a usando a todo tempo, o tempo todo.

Obviamente, grande parte disso vem do fato de que, pouco depois de sua concepção, a Steam adotou a distribuição digital de jogos de várias empresas, estabelecendo um modelo de negócios que é amplamente usado atualmente: por um valor cobrado a partir da receita de vendas de cada jogo, a loja tira o seu “ganha pão”.

Tamanha evolução levou a Steam ao que conhecemos hoje, atrelando sua marca até mesmo a hardware e, ao menos em parte, concorrendo com gigantes da indústria – vide o lançamento do Steam Deck, que o blog KaBuM! analisou em janeiro deste ano.

Enfim, muita coisa para reconhecer e pouco espaço em uma só página, então…”parabéns etc.”.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários