A Sony prometeu e trouxe nesta quinta-feira (13) um State of Play dedicado à Final Fantasy XVI. Durante os quase 30 minutos de evento, os espectadores puderam ter mais um gostinho do que está por vir, com trechos de gameplay lindíssimos, os quais exibiram desde a mecânica de batalhas até detalhes sobre como irá funcionar a árvore de habilidades, mapa, e outros pormenores pertencentes ao universo de Valisthea que o novo game da franquia está preparando para trazer aos fãs.

Ainda assim, Naoki Yoshida, produtor responsável pelo jogo na Square Enix, afirmou no encerramento do evento que ainda há muito o que mostrar e que eles devem revelar ainda mais detalhes até o lançamento oficial, programado para 22 de junho deste ano, com exclusividade para PlayStation 5.

Se quiser dar uma espiada no vídeo com a live do evento, basta apertar o play abaixo. Se preferir, separamos alguns dos principais anúncios em um resumão logo após o vídeo.

Final Fantasy XVI: mecânicas e habilidades que chegam em junho

Sistema de combate

Final Fantasy XVI traz batalhas frenéticas e lindíssimas, as quais serão travadas em tempo real e não por turno, ou como foi classificado no evento como “uma mistura de ação em tempo real e recursos de RPG, Final Fantasy 16 foi desenvolvido para ser o primeiro verdadeiro RPG de ação da franquia”.

Outra coisa que chamou atenção na gameplay foi a variedade de combos que poderão ser usados durante um combate, bem como uma mecânica de quick time events, ou quando o jogador precisa interagir com um personagem e apertar um botão no tempo exato para que o golpe funcione. Nessa toada, há também aquele icônico recurso da câmera lenta, para deixar o golpe certeiro bem aplicado e bonito de ser visto.

Vale dizer que Clive terá um companheiro de aventuras: Torgal, um cão de caça enorme (e que mais parece um lobo saído das histórias de George R. R. Martin) que acompanha o personagem por onde ele for parece ser o companion fixo da história — aparentemente também será permitido alimentar o pet.

Captura de tela mostra Torgal, o cão de caça que acompanha Clive em Final Fantasy XVI, cena exibida durante o State of Play dedicado ao jogo

Imagem: reprodução/Sony

Aqui, como alguns membros da crítica já haviam salientado, é possível ver mais detalhes sobre a interação dos eikons – nome dado às invocações (summons). Assim, a mecânica de combate em tempo real dá uma interação ainda mais fluída e dinâmica.

Há também um o ponto alto de Final Fantasy 16: as batalhas Eikon versus Eikon, dando aos jogadores a oportunidade de controlar seus próprios eikons em uma “batalha épica”, como o próprio Yoshi-P nomeou o momento. De fato, os confrontos travados entre esses animais colossais é realmente algo surreal de ser visto.

“Essas batalhas são diferentes a depender do eikon encontrado, e cada confronto é único – da jogabilidade à luta de pesos pesados ​​com ataques devastadores os quais abrangem todo o campo de batalha”, disse Yoshida.

Captura de tela mostra o modo Eikon em Final Fantasy XVI, cena exibida durante o State of Play dedicado ao jogo

Imagem: reprodução/Sony

Árvore de Habilidades

Como todo bom RPG, Final Fantasy XVI traz uma árvore de habilidades cheia de minúcias para serem programadas à medida que o jogador avança. “As habilidades que Clive exerce têm características únicas, dependendo do eikon de onde são derivadas”, explicou Yoshida.

Captura de tela exibe árvore de atributos do personagem Clive em Final Fantasy XVI, cena exibida durante o State of Play dedicado ao jogo

Imagem: reprodução/Sony

Para o novo game da franquia, no entanto, há também a implementação de “itens oportunos”, ou uma gama de acessórios que auxiliam na definição da árvore de habilidades para o personagem.

“Os jogadores podem usar pontos de habilidade, coletados ao derrotar inimigos para desbloquear mais habilidades ou atualizar as existentes. Não consegue decidir qual habilidade eikonica destravar ou melhorar? Sem problemas. Você pode deixar o jogo escolher por você”, explicou.

Para quem está começando, ou simplesmente é indeciso e não sabe muito bem o que escolher, esse recurso pode ser uma boa ajuda.

Detalhes do Mapa

O novo mapa chega com fast travel, ou seja, permite ao jogador acessar rapidamente qualquer região do jogo, a um clique de distância. Durante o evento também foi possível ter uma noção mais detalhada do que será de fato o mapa do jogo. A ideia é que, conforme o jogador avança na história, mais locais são liberados para exploração:

Captura de tela que exibe o mapa de Final Fantasy XVI, cena exibida durante o State of Play dedicado ao jogo

Imagem: reprodução/Sony

Narrativa

Para os fãs de narrativas, que gostam de se envolver com a história mais do que com o combate, a equipe de Final Fantasy 16 pensou em vocês. No game, os jogadores poderão optar pelo modo história (“Story Focused” mode), o que permite focar apenas no desenrolar do storytelling, sem que o gamer tenha de se preocupar muito com ação.

Captura de tela modo de jogo focado em história, do Final Fantasy XVI, cena exibida durante o State of Play dedicado ao jogo

Imagem: reprodução/Sony

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários