O jogo Starfield vem gerando muita discussão na internet, e a mais recente tende a colocar toda a comunidade de games unidas em uma única bandeira: o modder conhecido como “PureDark” instalou o suporte à tecnologia DLSS 3.0 da NVIDIA, mas talvez você não a consiga usar, já que o especialista travou as funções mais avançadas do recurso apenas para assinantes do seu Patreon. Sim, o cara improvisou um DRM…em um mod.

A saber, Starfield não usa a tecnologia da NVIDIA – a Bethesda Game Studios, publisher do jogo, deu preferência à concorrente AMD e seu recurso FSR 2. O jogo ainda não saiu de seu acesso antecipado (ou seja, o lançamento completo ainda não rolou), mas já conta com modificações para alterar a experiência de gameplay de quem já o tem.

Jogo Starfield

Imagem: divulgação/Bethesda

No caso deste mod, no entanto, usuários têm sido críticos da medida adotada por “PureDark”, que criou o mod como um sistema de upgrade: a versão gratuita do arquivo vai até a DLSS 2.0 e, para usar a versão superior, você terá que pagar.

Entretanto, de acordo com o Rock, Paper, Shotgun, como todo DRM, este também já levou um crack e alguns usuários já relatam estarem usando as funções mais avançadas sem assinar o Patreon do desenvolvedor.

O DLSS 3.0 é importante em Starfield?

Não. Na verdade, a presença desse tipo de tecnologia é mais uma sinalização da NVIDIA aos jogadores mais puristas, que gostam de acompanhar todo o detalhamento visual – e em um game tão visual quanto Starfield, é natural que alguns tenham essa preferência.

O DLSS 3.0 é uma tecnologia da NVIDIA mais voltada às placas de vídeo (GPU) GeForce – especificamente, à atual série RTX 40. O seu funcionamento gira em torno da “geração de frames” – algo que parece complicado, mas na verdade é bem fácil de entender.

Jogos e produtos animados via computador rodam em “quadros por segundo”, ou “fps”, certo? Bom, a DLSS 3.0 usa da inteligência artificial (IA) para gerar quadros extras, além daqueles já programados pelo próprio jogo. Em Starfield e outros jogos, o efeito imediato de “mais quadros disponíveis” implica na ampliação simulada da resolução geral.

Para todos os efeitos, o DLSS 2.0 funciona de forma similar, e roda muito bem sendo de graça. Você pode acessar a página do mod gratuito aqui.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress