Mediante pagamento, o Spotify vai colocar as músicas dos artistas em uma nova área do feed principal de seus usuários. A ferramenta, apelidada “Spotify Showcase”, já começou a ser oferecida para alguns dos músicos presentes na plataforma de streaming.

O funcionamento, de acordo com o anúncio, não é muito diferente do que você vê nas postagens promovidas do Instagram ou do X (ex-Twitter): essencialmente, você paga pela divulgação de um material que você produziu. No caso do Spotify, porém, a premissa vale tanto para canções singulares como para álbuns inteiros.

Animação mostra funcionamento da função Spotify Showcase

(Imagem: Spotify/Reprodução)

O mais interessante, no entanto, é que a música não necessariamente precisa ser nova, ou nem mesmo contextualizada: um artista pode escolher qualquer canção do seu acervo e descrevê-la no feed principal como um lembrete de que esse mesmo artista estará em turnê, por exemplo.

Mais além, os artistas pagantes poderão selecionar públicos específicos a serem atingidos pelas suas divulgações: embora seja do interesse deles que todos conheçam suas músicas, direcionamentos mais refinados podem levá-las primeiro a ouvintes mensais (os usuários mais “fiéis”) ou alguma outra parametrização.

De acordo com o Spotify, as pessoas têm até seis vezes mais propensão a reproduzir no streaming aquilo que será divulgado – daí a criação de uma seção dedicada na home page de cada usuário. Entretanto, é importante ressaltar que a cobrança não é fixa: pacotes começam a US$ 0,40 (R$ 1,95) e os preços são determinados por clique. Ah, e se você reproduzir uma música do Spotify Showcase, ela própria será removida do seu feed por 28 dias antes de aparecer de novo (isso, claro, se você não salvá-la em uma playlist própria).

Animação mostra funcionamento da função Spotify Showcase

(Imagem: Spotify/Reprodução)

Finalmente, a empresa sueca afirma que, inicialmente, a ferramenta estará disponível apenas a artistas que contaram com pelo menos mil reproduções nos últimos 28 dias e, mais além, participantes têm que obrigatoriamente ter seus perfis ajustados para pagamentos pelos EUA (ou seja, dólares americanos).

A novidade começará sua distribuição em 30 países – incluindo o Brasil. Entretanto, campanhas feitas pelo Spotify Showcase só poderão ser direcionadas a um mercado por vez. A empresa sueca afirma que artistas que desejam promoções em vários países terão que criar campanhas individuais para veiculação simultânea.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários