CEO do Spotify considera aumentar preço de assinaturas dos EUA em 2023
Planos para alta nos serviços do Spotify surgem logo após Apple Music e YouTube Music também anunciarem aumentos nas assinaturasBy - Igor Shimabukuro, 26 outubro 2022 às 16:11
As assinaturas do Spotify devem ficar mais caras em um futuro próximo. Pelo menos é isso que sugeriu Daniel Ek, CEO da plataforma de streaming de música, ao revelar o desejo de aumentar o preço dos planos nos Estados Unidos a partir de 2023.
“O aumento de preços para usuários baseados nos EUA á uma das coisas que gostaríamos de fazer e esta é uma conversa que vamos considerar com nossos parceiros de gravadora”, afirmou o executivo durante uma teleconferência de resultados na última terça (26).
A declaração surge pouco tempo após concorrentes do Spotify tomarem um caminho parecido. Recentemente, o Apple Music anunciou aumentos para os planos individuais e familiares no Brasil e no mundo. E nesta semana, foi a vez do YouTube Premium — que também inclui o YouTube Music — elevar o preço das assinaturas família.
Mas apesar do aumento, Ek acredita que o Spotify levará vantagem perante as concorrentes.
“Quando nossos concorrentes estão aumentando seus preços, isso é muito bom para nós porque, novamente, com nosso profundo envolvimento que temos e o menor nível de debandada do que qualquer concorrente, provavelmente nos sairemos melhor”, completou.
Ao menos por ora, não está claro de quanto seria esse aumento e nem se outras regiões fora dos EUA também seriam afetadas.
Até tu, Spotify?
No mundo do business, estar atento aos movimentos de seus concorrentes pode ser essencial para manter o nível de competitividade. E neste sentido, o aumento de preços das rivais seria uma justificativa plausível para que o Spotify considerasse uma alta, certo? Certo, mas podem existir outros fatores por trás disso.
Segundo os números divulgados, o terceiro trimestre da companhia superou as expectativas: foram 456 milhões de usuários ativos mensais, 195 milhões de assinantes e uma receita aproximada de 3,04 bilhões de euros — alta de 21% em relação ao trimestre anterior.
Mas fato é que as margens poderiam ser ainda maiores. O Spotify lançou um recurso de audiobooks, mas a Apple tem dificultado a comercialização do serviço (ao ocultar informações úteis) por motivos de compras fora da App Store. O app até pode dar o braço a torcer, mas permitir a compra dentro do ambiente da maçã resultará em uma taxa de 30% dessas operações à big tech.
Além disso, há quem estime que a receita próxima dos 3 bilhões de euros poderia ser ainda maior não fosse o investimento pesado e o crescimento mais lento de anúncios — apesar disso ainda representar uma pequena parte da receita total.
De todo modo, talvez só Daniel Ek saiba do real motivo para o possível aumento de preço dos planos do Spotify e, independentemente da razão, tudo indica que isso vai acontecer em algum momento de 2023.
Bom para o Spotify. Ruim para seus usuários.
Via: Deadline
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