Após o anúncio do CEO do Spotify no Twitter sobre o financiamento a uma empresa que autodescreve-se como “novo tipo de empresa de segurança e inteligência artificial”, artistas e usuários têm criticado fortemente à decisão de Daniel Ek de investir € 100 milhões na inicialização de uma tecnologia de defesa com inteligência artificial. Também, como parte do acordo, a Helsing cederia uma cadeira a Ek na diretoria da empresa.

De acordo com o Financial Times, a tecnologia da companhia britânico-alemã será vendida inicialmente para forças armadas francesas, britânicas e alemãs. A Helsing alega que usará a “tecnologia líder mundial em IA para defesa e segurança nacional” para dar “vantagem de informação para governos democráticos” e “manter as democracias liberais longe de danos”.

Artistas e usuários do Spotify protestam

O grupo descreveu a atitude como “antiético” e “de uma completa contradição” da filosofia da música. Alguns produtores de música também têm pedido pelo boicote à plataforma de streaming sueca. “A música está sendo usada como uma arma”, disse Darren Sangita ao site Resident Advisor.

“Não há nada de ético nisso, não importa como você o gire”. Eu também saí porque ficou evidente muito rapidamente que o CEO do Spotify, como todos os bilionários, só enriqueceu com a exploração dos outros”, completou Sangita.

Usuários irritados do Spotify responderam ao tweet do anúncio de Ek fechando contas e trocando suas assinaturas por concorrentes como Bandcamp e Tidal. Assim como o produtor australiano, alguns deles também apoiaram a campanha de hashtag #BoycottSpotify no Twitter.

“Hoje, tenho orgulho de anunciar que depois de ter sido um usuário do Spotify desde o beta em 2007, cancelei minha conta por causa disso, movido por uma missão de ajudar a construir uma sociedade próspera – da qual os sistemas de armas alimentados por IA certamente não fazem parte”, disse o DJ e curador Opium Hum em um tweet respondendo a postagem do CEO do Spotify.

Já o percussionista de Jazz Sameer Gupta instou seus seguidores a abandonar a plataforma. Em troca, ofereceu um desconto de 95% em sua discografia no Bandcamp.

 

Com informações MusicTech e Resident Advisor

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários