IA e Spotify: artistas criticam CEO por investimento e planos futuros de venda da ferramenta
Forças armadas da França, Grã-Bretanha e Alemanha seriam os potenciais clientes do negócio, diz imprensa norte-americanaBy - Liliane Nakagawa, 3 dezembro 2021 às 19:49
Após o anúncio do CEO do Spotify no Twitter sobre o financiamento a uma empresa que autodescreve-se como “novo tipo de empresa de segurança e inteligência artificial”, artistas e usuários têm criticado fortemente à decisão de Daniel Ek de investir € 100 milhões na inicialização de uma tecnologia de defesa com inteligência artificial. Também, como parte do acordo, a Helsing cederia uma cadeira a Ek na diretoria da empresa.
De acordo com o Financial Times, a tecnologia da companhia britânico-alemã será vendida inicialmente para forças armadas francesas, britânicas e alemãs. A Helsing alega que usará a “tecnologia líder mundial em IA para defesa e segurança nacional” para dar “vantagem de informação para governos democráticos” e “manter as democracias liberais longe de danos”.
Artistas e usuários do Spotify protestam
O grupo descreveu a atitude como “antiético” e “de uma completa contradição” da filosofia da música. Alguns produtores de música também têm pedido pelo boicote à plataforma de streaming sueca. “A música está sendo usada como uma arma”, disse Darren Sangita ao site Resident Advisor.
#BoycottSPOTIFY now! Cancel your subscription today. Artists and music lovers must not support the military #AI industry! Register your anger at the #Spotify involvement in sponsorship of Arms Corporations. This is so vile. Music is NOT War! Just wrong on every level. https://t.co/5k4Wnv6zj0
— Darren Sangita (@darrensangita) November 22, 2021
“Não há nada de ético nisso, não importa como você o gire”. Eu também saí porque ficou evidente muito rapidamente que o CEO do Spotify, como todos os bilionários, só enriqueceu com a exploração dos outros”, completou Sangita.
Usuários irritados do Spotify responderam ao tweet do anúncio de Ek fechando contas e trocando suas assinaturas por concorrentes como Bandcamp e Tidal. Assim como o produtor australiano, alguns deles também apoiaram a campanha de hashtag #BoycottSpotify no Twitter.
Today, I am proud to announce that after having been a Spotify user since the beta in 2007 I cancelled my account because of this, driven by a mission to help build a thriving society – which AI powered weapons systems are most certainly not part of.
— Michail aka Opium Hum (@opiumhum) November 17, 2021
“Hoje, tenho orgulho de anunciar que depois de ter sido um usuário do Spotify desde o beta em 2007, cancelei minha conta por causa disso, movido por uma missão de ajudar a construir uma sociedade próspera – da qual os sistemas de armas alimentados por IA certamente não fazem parte”, disse o DJ e curador Opium Hum em um tweet respondendo a postagem do CEO do Spotify.
Já o percussionista de Jazz Sameer Gupta instou seus seguidores a abandonar a plataforma. Em troca, ofereceu um desconto de 95% em sua discografia no Bandcamp.
Com informações MusicTech e Resident Advisor
Comentários