Sony é multada em US$ 14,8 milhões por ‘desconectar controles genéricos’ do PS4
Autoridade francesa acusa a Sony de abusar da sua posição dominante no mercado para restringir o uso de controles de terceiros no PlayStation 4By - Cesar Schaeffer, 2 janeiro 2024 às 14:47
A Sony foi multada em US$ 14,8 milhões (13,5 milhões de euros) pela agência reguladora antitruste da França. A Autorité de la Concurrence acusa a empresa de “abusar da sua posição dominante no mercado” ao restringir o uso de controles de terceiros no PlayStation 4.
A ação surgiu de uma recomendação da empresa francesa Subsonic, que fabrica controles paralelos para consoles e PC. A investigação descobriu que a Sony, em novembro de 2015, implementou medidas “contra falsificação” no PS4, o que fez com que controles fabricados por terceiros se desconectassem regularmente do console após cada atualização do sistema.
O órgão regulador francês também afirma que os fabricantes de acessórios enfrentaram dificuldades em aderir ao programa de licenciamento da Sony; segundo as marcas paralelas, a empresa “se recusou a comunicar” os termos e critérios aos fabricantes que os solicitaram.
“A combinação destas duas práticas prejudicou significativamente a imagem de marca dos fabricantes terceiros afetados”, afirmou a agência.
Comentários