A Sony criou uma página em seu site oficial dedicada ao PlayStation VR2 e como é seu funcionamento. Apesar de não contar com informações sobre a aplicação das funções no futuro, a empresa descreveu diversas novidades do equipamento.

Começando pelas telas presentes nos óculos, a Sony afirma que há duas delas e que ambas fornecer imagens em até 4K e 120 fps – quatro vezes mais resolução que o equipamento original.

Mas, além disso, o PS VR2 chega com rastreamento ocular, que, como o nome já diz, detecta o movimento dos olhos, permitindo respostas precisar às expressões dos jogadores. As câmeras conseguem seguir a linha de visão do jogador ao mirar ou olhar ao redor, enquanto técnicas de renderização fazem detalhamentos e aprimoram a imagem independentemente do foco.

PS VR2

Imagem: Sony

Não são apenas os olhos que terão rastreamento. Equipado com quatro câmeras externas, o PS VR2 consegue detectar o ambiente ao redor e a direção para onde o jogador está olhando sem a necessidade de um dispositivo de captura externo.

Por fim, o campo de visão presente é de 110º que, segundo a Sony, oferecem um “vasto campo de visão”. Há ainda um mecanismo que permite regular a distância entre as lentes e os olhos do jogador, para oferecer melhor visualização dos elementos.

Experiência de jogo do PS VR2

PS VR2

Imagem: Sony

A Sony também comentou sobre a forma como o jogador utiliza o dispositivo vai mudar a maneira com que se joga. Isso porque o PS VR2 vai contar com um motor integrado que pode oferecer vibrações sutis e responsivas de acordo com o que está se passando na tela.

Em um exemplo citado, a pulsação de um personagem pode ser sentida durante momentos de tensão em um jogo de terror, por exemplo.

Na parte de áudio, também há mudanças, com a implementação do Tempest 3D AudioTech, que permite a adaptação do ambiente sonoro de forma dinâmica – e de acordo com os movimentos da cabeça do usuário. Isso quer dizer que sussurros poderão ser ouvidos e inimigos detectados conforme o personagem se movimenta.

Tudo isso será ligado por um único cabo – ao contrário do modelo anterior. Segundo a Sony, é só plugar e jogar.

Controles do PS VR2

Controle PS VR2

Imagem: Sony

Os controles desta versão contam com design esférico e prometem uma experiência de jogo realista e natural. Os botões presentes são os mesmos presentes no DualSense do PlayStation 5. No entanto, há botões de “punho”, que vão servir para pegar objetos nos jogos.

Mas uma das coisas mais interessantes aqui é que o controle conta com detecção de toque dos dedos, que permite interagir com itens do ambiente mesmo que o jogador não estiver apertando algum botão.

Assim como os óculos, os controles também têm ferramentas para deixar a experiência mais realista. Esse é o caso da resposta tátil durante a jogatina. O sistema de vibração consegue oferecer vibrações precisas, sejam elas sutis ou intensas.

Será possível sentir como é disparar uma arma ou atacar com armas diferentes. Além disso, tocar em texturas variadas e fabricar equipamentos pode ser ainda mais realista.

Jogos para o PlayStation VR2

Resident Village

Foto: Capcom

Nos últimos eventos que realizou, a Sony revelou diversos jogos que estão em desenvolvimento para o PlayStation VR2. Confira a lista:

  • The Walking Dead: Saints & Sinners – Chapter 2: Retribution
  • Resident Evil Village
  • Firewall Ultra
  • Star Wars: Tales from the Galaxy’s Edge
  • Demeo
  • Horizon Call of the Mountain
  • No Man’s Sky

Preço e disponibilidade

A Sony ainda não divulgou o preço do PS VR2. No entanto, a empresa definiu que o lançamento vai acontecer no começo de 2023 – ainda sem data exata.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários