Sonic 3: ex-funcionário da Sega confirma (mais uma vez) envolvimento de Michael Jackson
Falecido astro do pop realmente compôs a trilha sonora inteira de Sonic 3, de acordo com ex-funcionário da Sega, mas o trabalho foi removido após polêmicasBy - Jessica Pinheiro, 7 agosto 2023 às 19:16
O ex-funcionário do Sega Technical Institute (abreviado como STI), Roger Hector, compartilhou novas informações a respeito do lendário envolvimento de Michael Jackson na trilha sonora de Sonic the Hedgehog 3 (ou apenas Sonic 3).
Hector é creditado como coordenador executivo do terceiro jogo numerado do ouriço e, em entrevista à revista Retro Gamer (via Nintendo Everything), afirma que as faixas criadas pelo astro do pop foram removidas e trocadas por novas composições.
A remoção aconteceu logo após acusações de abuso sexual infantil, mas Hector explica a história desde o início: “Recebi uma ligação de um dos funcionários de Michael me dizendo que Sonic era seu jogo favorito, e se ele poderia vir para a Sega conhecer as pessoas que o criaram”, relata.
“Ele veio depois do expediente, fiz um tour com ele e o apresentei aos criadores dos jogos do Sonic e ele ficou emocionado. Dava pra ver que ele realmente era um fã do Sonic – ele estava muito, muito animado. Então um dos nossos caras disse, ‘Por que você não compõe música para o próximo Sonic?’ E Michael disse, ‘OK’. O queixo de todo mundo caiu. Fiquei pensando em como resolveríamos isso, mas basicamente, ele criou a trilha sonora inteira de Sonic 3.”
Hector acrescenta que, faltando apenas algumas semanas para entregar a versão final do jogo, de modo que Sonic 3 pudesse ser produzido a tempo do Natal, eis que as polêmicas envolvendo Michael começaram a surgir nos jornais.
“Todos entraram em pânico”, revela o ex-funcionário da Sega. “Quer dizer, mantivemos isso em segredo porque seria um enorme anúncio surpresa, de que Michael estava fazendo a trilha sonora [de Sonic 3]. Daí, boom: isso veio à tona”.
A retirada das músicas de Michael de Sonic 3 partiu da Sega do Japão, e então Howard Drossin, um compositor que trabalhava na equipe naquela época, foi chamado para a tarefa de compor novas faixas — entrando em um crunch absurdo.
De acordo com o Hector, Drossin levou uma semana e meia para fazer um trabalho que levou dezesseis semanas. “Eu disse que colocaríamos comida debaixo da porta dele, desde que ele não saísse do escritório”, “brinca” o ex-funcionário da Sega.
“[Drossin] era um cara incrível e fez muitas canções para filmes em Hollywood, mas conseguiu sua chance no STI como substituto de última hora para Michael Jackson!”. O resultado é a trilha sonora que você ouve na versão original de Sonic 3.
O caso Michael Jackson em Sonic 3
A discussão sobre a participação de Michael Jackson no terceiro Sonic de Mega Drive é antiga, ampla e complexa, já que o astro teve um relacionamento próximo com a Sega nos idos dos anos 1990, chegando até mesmo a produzir um game do gênero beat ‘em up baseado em seu filme, Moonwalker.
Além da trilha sonora de Sonic 3, que realmente possui músicas que se assemelham a composições clássicas de Michael; posteriormente, o Rei do Pop participou também de Space Channel 5, game de ritmo lançado originalmente para Dreamcast.
Vale lembrar que, há cerca de um ano, Yuji Naka, o cocriador do Sonic, confirmou (naquelas) a participação de Michael no terceiro jogo. Em sua conta de Twitter, ele questionou se a nova versão de Sonic 3 incluída em Sonic Origins tinha músicas diferentes do original.
Em seguida, o criador do ouriço revela, casualmente: “As músicas de Sonic 3 foram substituídas, mesmo a Sega usando oficialmente as músicas de Michael Jackson”. Pouco tempo depois, Naka alegou ter sido um “mal-entendido”.
“Acho que fui mal-interpretado porque provavelmente não falo inglês e estou usando uma ferramenta de tradução. Lamento”, afirmou o ex-programador da Sega, que foi julgado e teve sua prisão suspensa, mas tem de pagar multas altíssimas devido a inside trading.
Comentários