A medida que se aproxima o lançamento do novo chipset top de linha da Qualcomm, diversos rumores surgem sobre o Snapdragon 8 Gen 3que será apresentado no fim do mês. A princípio, foi dito que o processador, que será supostamente produzido no processo de 4 nanômetros da TSMC, perderia a briga para o novo A17 Pro, da Apple.

Ainda assim, agora, um novo boato diz que o novo chipset da Qualcomm é 30% mais eficiente em termos de energia do que o utilizado no novo iPhone 15 Pro e Pro Max. E, parece, que essa economia extra de energia também pode significar desempenho inferior. Será?

Imagem mostra logotipo do Snapdragon 8 Gen 3

Imagem: Qualcomm/Reprodução

Recentemente, em um resultado de benchmark (também vazado) no AnTuTu, o Snapdragon 8 Gen 3 foi “apenas” 15% superior em performance em relação ao atual Gen 2, também da Qualcomm. Por outro lado, o teste de GPU impressionou com um salto de 40%.

Assim, a Apple até pode ter um chipset à altura do Snapdragon 8 Gen 3 com seu novo, mas isso não é uma verdade absoluta para toda e qualquer tipo de aplicação; especialmente quando falamos de gráficos e testes de estresse.

A17 Pro do iPhone 15 Pro e Pro Max

Imagem: reprodução/Apple

Apple vs. Qualcomm (A17 Pro vs. Snapdragon 8 Gen 3)

Vale lembrar: por enquanto, tudo não se passa de meros rumores. Ainda assim, no ano passado, o Snapdragon 8 Gen 2 deixou o A16 Bionic, da Apple, para trás em vários testes.

Este ano, o mesmo leaker que diz que o novo chipset da Qualcomm será energeticamente mais eficiente, afirma que a diferença de desempenho do processamento gráfico (GPU) também vai aumentar, com o Snapdragon 8 Gen 3 trazendo uma diferença de 60% em relação ao A17 Pro.

https://twitter.com/Tech_Reve/status/1710680886000423025

No dia do lançamento do iPhone 15, a Apple revelou o A17 Pro anunciando o processador com desempenho de traçado de raio (Ray Tracing) quatro vezes mais rápido do que seu antecessor, o A16 Bionic. Não menos importante, o silício da gigante de Cupertino é o primeiro do mundo fabricado com a litografia 3 nanômetros da TSMC.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários