A Snap, conhecida por ser dona da plataforma Snapchat, pela primeira vez em anos registrou um crescimento maior do que os rivais Meta (ex-Facebook) e Twitter. Está certo que o Facebook registrou uma queda brusca nos últimos resultados da empresa, bem como o Twitter há algum tempo está em uma linha tênue entre crescer ou ficar estável, mas isso não deixa de ser um marco na história da empresa.

Só para lembrar: no trimestre passado, a Meta registrou 1 milhão a menos no número de usuários em sua base; enquanto que o Twitter afirmou ter uma base de usuários ativos diários (DAUs) monetizáveis ​​com crescimento de 2% nos EUA e 15% internacionalmente.

Nesta quinta-feira (21), a empresa de Evan Spiegel divulgou os resultados financeiros relativos ao primeiro trimestre de 2022 com um montante de DAUs 18% ano sobre ano, ou um total de 332 milhões. Nos cinco trimestres anteriores, o crescimento na base de usuários também foi significativo, tendo ultrapassado 20%.

Principais impactos na receita da Snap

A principal preocupação do CFO da empresa, Derek Andersen, no entanto, é com relação à receita. Embora não estejam apresentando prejuízo, o executivo salientou que muitos anunciantes pausaram campanhas por conta do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Mesmo que grande parte tenha retomado à ativa apenas 10 dias depois, ainda assim eles ressaltam que a ação teve impactos negativos significativos no montante total esperado.

Ainda assim, a Snap registrou crescimento de 38% ano a ano, chegando ao total de US$ 1,06 bilhão. A previsão antes da guerra entre os países, no entanto, era de crescimento de 44% no período contabilizado desde o primeiro trimestre de 2021 até o momento.

“Acreditamos que o impacto da guerra na Ucrânia nos custos de insumos, orçamentos de marketing e competência econômica geral foi significativo, e é difícil prever seu impacto com base no futuro”, afirmou Andersen, na apresentação de resultados.

A mudança nas políticas de privacidade no sistema da Apple também foi outro grande item que impactou a empresa, segundo Andersen.

A gigante de Cupertino modificou suas políticas que passaram a oferecer aos usuários do iOS a opção de desativar o rastreamento de aplicativos e, dessa forma, a maioria dos usuários optou por não entregar mais seus dados pessoais – e isso impactou não apenas a Snap, mas uma porção de outras empresas que dependem desse tipo de informação para venda de anúncios direcionados.

Rosto de uma mulher negra, que utiliza um batom vermelho, veste brincos de argola e os óculos de realidade virtual da Snap, o Spectacles; as mãos da mulher aparecem ao lado dos óculos, segurando a haste e o fundo da imagem possui dois tons de verde intercalados

Imagem: reprodução/Snap

Apesar disso, a empresa está positiva e continua apostando especialmente no mercado de realidade aumentada com o Spectacles e outros recursos de AR e VR . A empresa afirma que cerca de 250 milhões de usuários se envolvem com recursos de realidade aumentada diariamente.

Na próxima semana também, a empresa pretende anunciar novidades em produtos e serviços no evento Snap Partner Summit — o que pode atrair ainda mais usuários para a sua base.

Via: TechCrunch

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