Se você tem por hábito jogar pelo celular, a MediaTek tem uma novidade para mostrar: a empresa taiwanesa revelou hoje (10) o processador Dimensity 9200+, que segundo ela, é especificamente desenhado para os smartphones gamers.

O novo modelo, feito pela litografia de quatro nanômetros (4nm) da TSMC, é uma versão aprimorada do atual Dimensity 9200 (então não é bem um “novo” modelo, está mais para “o atual, só que tomando esteróides”), com clock individualmente melhorado dentro dos oito núcleos e maior capacidade de processamento gráfico. Na prática: jogos pesadões que rodavam “batendo na trave” deverão funcionar com mais fluidez e limpeza no novo chip.

Gráfico mostra a eficiência numérica do processador MediaTek Dimensity 9200+

Imagem: MediaTek/Divulgação

Entrando nos números, a MediaTek afirma que o Dimensity 9200+ conta com clock de 3.35GHz para o núcleo Cortex-X3 principal (no modelo original, esse número era de 3.05GHz); 3GHz para os três Cortex-A715 (antes, 2.85GHz) e, finalmente, 2GHz para os quatro Cortex-A510 (antes, 1.8GHz). Na parte gráfica, a capacidade da Immortalis-G715 foi ampliada em 17%.

O formato de 4nm também deve promover uma melhoria na eficiência de bateria – tanto no consumo energético como na recarga – embora a empresa não tenha mostrado exatamente o quanto. No que tange ao restante, o Dimensity 9200+ é praticamente igual ao seu predecessor direto: suporte ao padrão WiFi 7 (o que é bem notável, considerando que a maioria dos roteadores ainda nem chegou nisso) e processamento de imagem via inteligência artificial (IA) permanecem sem alteração.

A MediaTek não deu nomes de fabricantes que já estejam confirmadas para adotar o novo processador, mas espera que novos smartphones que o tenham instalado devem começar a aparecer ainda em maio.

Sua vez, Qualcomm…

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários