Ao que parece, a Meta (ex-Facebook) continuará focada em desenvolver dispositivos de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) pelos próximos anos. E a prova disso é que a empresa recentemente apresentou um roadmap de hardwares que contempla diversos óculos e headsets com o selo da marca.

Os detalhes do cronograma foram compartilhados com milhares de funcionários da Reality Labs, a divisão VR da Meta. Previsões de lançamento também foram anunciadas, embora possam ser alteradas ao longo do tempo.

Roadmap VR/AR da Meta

  • Óculos VR Ray-Ban (2ª geração) – setembro a novembro de 2023

O primeiro dos lançamentos deverá ser a 2ª geração dos óculos inteligentes criados por Meta e Ray-Ban (originalmente em 2021). Não foram divulgados detalhes, mas a julgar as especificações do modelo atual, podemos esperar por capturas de foto e vídeo otimizadas.

  • Headset Quest 3 – 2023

Outro dispositivo da Meta que deve chegar ainda este ano é o headset Quest 3, internamente chamado de Stinson. Segundo as informações iniciais, o dispositivo de realidade mista será duas vezes mais fino e, pelo menos, duas vezes mais potente que o Quest 2. Também são esperados cerca de 41 novos apps para o wearable.

O único ponto é que, dada as melhorias, o headset custará um pouco mais que os US$ 400 (R$ 2.080 em conversão direta) cobrados na atual geração. E um dos desafios da empresa será justamente convencer os consumidores a pagarem mais caro por um produto mais premium.

  • Headset Ventura – 2024

Para algum momento de 2024, a ideia é lançar um headset VR (de codinome Ventura) mais acessível para os entusiastas. Não foram mencionados valores, mas os objetivos são de oferecer o maior impacto possível com o preço mais atraente do segmento de realidade virtual.

  • Headset La Jolla – depois de 2024

Após o lançamento do headset Ventura, a Meta deverá lançar o La Jolla, que é o mais próximo de um sucessor do recente Meta Quest Pro. Não à toa, o dispositivo deve beber muito da fonte do último headset premium lançado pela marca: mesmo conforto, mas com resoluções aumentadas e avatares fotorrealistas.

  • Óculos VR (3ª geração) – 2025

Em 2025, é esperada a estreia do sucessor do óculos Ray-Ban que será lançado este ano. Segundo executivos, o par de óculos trará um display chamado de Viewfinder, que permitirá visualizações de mensagens recebidas, scans de QR Code e até mesmo traduções de texto em tempo real.

O destaque, no entanto, deve ficar na conta de uma faixa de interface neural. Ela permitirá que o usuário controle os óculos com movimentos de mãos em um D-pad imaginário. Eventualmente, esta faixa também habilitará integrações com um teclado virtual.

E para deixar as coisas ainda mais interessantes, também é esperando o lançamento de um smartwatch em conjunto, que poderá auxiliar nos comandos do wearable.

  • Óculos AR Orion – 2027

O queridinho da Meta, no entanto, tem nome: Orion. O dispositivo tem sido internamente desenvolvido há oito anos e será o primeiro par de óculos verdadeiramente AR da empresa. Inclusive, muitos acreditam que ele será revolucionário —tecnologicamente falando — para esta década.

Sobre o dispositivo, não há grandes detalhes. Mas sabe-se que ele será tecnicamente avançado, relativamente caro e será projetado para projetar hologramas de alta qualidade no mundo real.

Os funcionários poderão testar o wearable em 2024. Mas uma versão oficial do produto chegará somente em 2027, junto de uma linha de óculos inteligentes chamada Scale e da segunda geração de smartwatches neurais.

Como visto, produtos AR/VR da Meta não faltarão pelos próximos quatro anos. Mas os desafios serão grandes, já que as vendas de headsets VR caíram 12% em 2022 e trouxeram grandes preocupações para o segmento em um futuro próximo.

Via: Engadget e The Verge

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