Controlar pelo celular o portão da garagem, o ar condicionado e as luzes da casa já não é mais apenas um sonho de conforto, mas também uma questão de segurança e economia. A casa conectada, onde os equipamentos podem responder a comandos de voz e até “conversam” entre si, já faz parte do cotidiano de muita gente e pode ser do seu também. Mais interessante é que ninguém precisa “quebrar o cofrinho” para chegar lá…

Quer saber como funciona uma casa conectada e descobrir quais são os dispositivos que não podem faltar para integrar esse conceito ao seu lar? Acompanhe as dicas a seguir!

Celular controla uma Casa conectada

Imagem: Shutterstock

Assistentes virtuais para uma casa conectada

Os itens essenciais em uma casa inteligente são os assistentes virtuais controlados por voz. Siri, Google Assistente, Cortana e Alexa são os mais conhecidos, oferecendo uma grande variedade de recursos.

É com eles que você vai controlar as luzes sem usar as mãos, ajustar o ar-condicionado, colocar as playlists para tocar, verificar a caixa de entrada e comandar os aparelhos conectados. Só é preciso verificar a compatibilidade, pois alguns funcionam apenas com determinados produtos.

Echo dot 3a geração produto casa conectada

Echo dot 3a geração, um assistente virtual para casa conectada – Imagem: divulgação

O básico para uma casa conectada

Uma casa conectada tem como principal característica a grande presença de tecnologia de ponta. O conceito envolve o uso de dispositivos conectados a uma rede sem fio (Wi-Fi), com o objetivo de trazer maior comodidade aos moradores.

Com esses gadgets, você pode agendar o horário de acender, apagar ou ajustar a iluminação, controlar a temperatura ambiente, trancar as portas, monitorar áreas específicas e ter a casa limpa sem mover um dedo, entre inúmeras outras possibilidades.

Para transformar a sua residência em uma casa automatizada, é necessário investir em produtos capazes de se conectar em rede e “conversar” entre si e com o usuário, oferecendo diferentes recursos.

E o melhor é que você nem precisa gastar tanto, pois os dispositivos conectados estão cada vez mais acessíveis, graças ao investimento de gigantes da tecnologia nesse segmento, trazendo uma ampla oferta de produtos.

Conheça alguns dos aparelhos para transformar sua casa em uma smart home (a maioria é de fácil instalação, mas alguns exigem a presença de profissionais especializados).

Lâmpada inteligente: pode mudar as cores, a luminosidade e a temperatura, dependendo do modelo, além de economizar energia.

Tomada smart: acionar remotamente os aparelhos plugados a elas é uma das funções das tomadas inteligentes, trazendo diferentes possibilidades de uso.

 

tomada inteligente para casa conectada

Tomada inteligente para ligar equipamentos na casa conectada – Imagem: KaBum

Interruptor inteligente: transforma sua iluminação convencional em inteligente, facilitando o controle das lâmpadas.

• Alto-falante inteligente: os smart speakers tocam músicas, informam a previsão do tempo, verificam as condições do trânsito e controlam os demais itens conectados.

• Fechadura eletrônica: com a fechadura inteligente, você troca as velhas chaves pelo celular, senhas, biometria ou outros métodos para abrir as portas.

• Aspirador de pó robô: limpa os cantos mais difíceis de acessar e alguns modelos até passam pano, voltando para a base de carregamento ao final do trabalho.

• Ar-condicionado com Wi-Fi: pode ser controlado à distância, integrando-se aos demais aparelhos.

• Smart controle universal: centraliza os comandos de todos os dispositivos conectados em um só.

Câmera: possibilita monitorar a residência à distância, inclusive ouvindo o som ambiente.

• Sensor de presença: detecta movimentos no ambiente para ligar ou desligar as lâmpadas, acionar câmeras e outros aparelhos.

E aí, você já está inspirado para ter uma casa conectada? Já usa algum produto smart para facilitar a sua vida? Conta pra gente!

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários