Início Tecnologia O que é Smart Home? Saiba como funciona uma casa conectada

O que é Smart Home? Saiba como funciona uma casa conectada

Dispositivos que se conectam à internet podem deixar a sua casa automatizada, também conhecida como Smart Home, trazendo mais conforto e segurança!

Abrir a porta de casa com um toque na tela do celular, acender as luzes e controlar a temperatura do ar-condicionado usando comandos de voz são apenas algumas das situações comuns no cotidiano de quem vive em uma Smart Home.

Esse cenário, que parece ter saído de um filme futurista, já é realidade e tem virado tendência com os projetos de casa inteligente, permitindo o uso melhor da tecnologia para garantir mais conforto e praticidade, além de aumentar a segurança.

Quer saber como funciona uma Smart Home e descobrir quais são os dispositivos que não podem faltar para integrar esse conceito ao seu lar? Acompanhe as dicas a seguir!

O que é Smart Home?

Uma casa inteligente tem como principal característica a grande presença de tecnologia de ponta. O conceito envolve o uso de dispositivos conectados a uma rede sem fio, com o objetivo de trazer maior comodidade aos moradores.

Com esses gadgets, você pode acender, apagar ou ajustar a iluminação conforme o horário, controlar a temperatura ambiente, trancar as portas, monitorar áreas específicas e ter a casa limpa sem mover um dedo, entre inúmeras outras possibilidades.

Linha KaBuM! Smart Home
Linha KaBuM! Smart: conectar toda a sua residência é fácil atualmente.

Tudo isso e muito mais pode ser feito usando comandos de voz, o celular, um tablet, o notebook ou até mesmo a sua smart TV, inclusive com a possibilidade de controlar os dispositivos à distância.

Você pode estar no trabalho, por exemplo, e usar o celular para acionar o aspirador de pó robô para limpar o imóvel, além de programar o ar-condicionado para ligar minutos antes de você chegar. Ao entrar em casa, tudo estará limpo e com uma temperatura agradável.

Confira também: 8 tendências tecnológicas para ficar de olho em 2021

Aparelhos que deixam a casa conectada

Para transformar a sua residência em uma casa automatizada, é necessário investir em produtos capazes de se conectar em rede e “conversar” entre si e com o usuário, oferecendo diferentes recursos.

E o melhor é que você nem precisa gastar tanto, pois os dispositivos conectados estão cada vez mais acessíveis, graças ao investimento de gigantes da tecnologia nesse segmento, trazendo uma ampla oferta de produtos.

Lâmpada Inteligente KaBuM! Smart Home
A lâmpada inteligente, como esta do KaBuM!, é um dos itens mais
comuns nas casas automatizadas.

Conheça alguns dos aparelhos para transformar sua casa em uma smart home (a maioria é de fácil instalação, mas alguns exigem a presença de profissionais especializados).

• Lâmpada inteligente: pode mudar as cores, a luminosidade e a temperatura, dependendo do modelo, além de economizar energia.
• Interruptor inteligente: transforma sua iluminação convencional em inteligente, facilitando o controle das lâmpadas.
• Sensor de presença: detecta movimentos no ambiente para ligar ou desligar as lâmpadas, acionar câmeras e outros aparelhos.
• Smart controle universal: centraliza os comandos de todos os dispositivos conectados em um só.

Controle universal KaBuM! Smart
Controle universal KaBuM! Smart.

• Câmera: possibilita monitorar a residência à distância, inclusive ouvindo o som ambiente.
• Smart plugs: acionar remotamente os aparelhos plugados a elas é uma das funções das tomadas inteligentes, trazendo diferentes possibilidades de uso.
• Smart speaker: os alto-falantes inteligentes tocam músicas, informam a previsão do tempo, verificam as condições do trânsito e controlam os demais itens conectados.
• Fechadura eletrônica: com a fechadura smart, você troca as velhas chaves pelo celular, senhas, biometria ou outros métodos para abrir as portas.
• Aspirador de pó robô: limpa os cantos mais difíceis de acessar e alguns modelos até passam pano, voltando para a base de carregamento ao final do trabalho.

Robô aspirador de pó KaBuM! Smart Home
Robô aspirador de pó KaBuM! Smart.

• Ar-condicionado com Wi-Fi: pode ser controlado à distância, integrando-se aos demais aparelhos.

Assistentes virtuais para uma Smart Home

Outros itens essenciais em uma casa inteligente são os assistentes virtuais controlados por voz. Siri, Google Assistente, Cortana e Alexa são os mais conhecidos, oferecendo uma grande variedade de recursos.

Google Nest Mini Smart Home
O Google Nest Mini é um dos principais assistentes de voz
para comandar a sua casa conectada.

É com eles que você vai controlar as luzes sem usar as mãos, ajustar o ar-condicionado, colocar as playlists para tocar, verificar a caixa de entrada e comandar os aparelhos conectados. Só é preciso verificar a compatibilidade, pois alguns funcionam apenas com determinados produtos.

E aí, você já tem uma casa conectada? Usa algum produto Smart Home para facilitar a sua vida? Conta pra gente!

Por: André Dias Gonçalves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

O primeiro PS5 do KaBuM! pode ser seu

Confira as últimas novidades do console e participe da promoção “Esse PS5 é Meu” para ganhar o primeiro exemplar do produto no KaBuM!

Vem aí o PlayStation 5

Com lançamento previsto para o final de 2020, as expectativas dos gamers para a chegada do novo console da Sony são grandes. Confira!

Como montar a configuração ideal para seu PC gamer?

Montar um PC gamer não é tarefa fácil. Muitos detalhes, conexões e compatibilidades entre os componentes podem trazer "dor de cabeça", sem considerar os elevados custos que...

Por dentro do Black Friday do KaBuM!

Por dentro do Black Friday do KaBuM!. Participante em 12 edições da maior promoção anual da internet, o e-commerce se prepara para surpreender novamente milhões de visitantes, em busca dos melhores descontos. Enquanto a data tão esperada não chega, vamos relembrar como foi o evento em 2019.