10 aplicativos que podem estar drenando a bateria do seu smartphone
Dentre os serviços listados encontram-se mídias sociais e apps de relacionamento entre os maiores consumidores de bateriaBy - Tissiane Vicentin, 28 janeiro 2023 às 10:16
À parte do fato de que baterias têm um tempo de vida útil (e uma hora elas inevitavelmente irão se esgotar rapidamente sozinhas), também há aqueles aplicativos que você pode jurar que são essenciais e ajudam você a lidar com a rotina diária, mas são justamente eles que podem ser grandes responsáveis por ajudar a drenar a carga do seu smartphone mais rapidamente.
A empresa de pesquisas pCloud analisou e listou os 20 serviços que podem estar acabando com a bateria do seu celular. Para o levantamento, a companhia analisou 100 dos apps mais populares da atualidade e, assim, chegaram ao consenso de quais deles consumiam mais bateria, ocupavam mais memória e também tornavam o processamento de sistemas mais lento.
“Ao olhar para quais aplicativos demandam mais de nossos smartphones, analisamos três coisas: os recursos que cada app usa, como localização ou câmera; a bateria que eles consomem e se o modo escuro está disponível. Ao combinar os resultados dos três fatores, fomos capazes de calcular quais dos 100 aplicativos mais populares são os que mais exigem e coroá-los como os maiores ‘assassinos’ de bateria”, afirmou a empresa, via blog.
Veja 10 aplicativos que podem estar acabando com a bateria do seu smartphone
Antes de ver a lista, lembre-se no entanto que a ideia aqui não é dizer que esses apps são os únicos “vilões”, responsáveis por acabar com a bateria do seu celular — nada disso.
O objetivo principal é auxiliar você a escolher melhor (e conscientemente) quais apps instalar, porque são realmente essenciais para você, e quais deles você poderia escolher acessar por outros dispositivos, como no PC ou notebook, em casa.
- Uber
- skype
- Airbnb
- Tinder
- Bumble
- Snapchat
- Zoom
Como você pode ver na imagem abaixo, a lista disponibilizada pela pCloud originalmente incluiu outros 10 apps, formando um ranking com os vinte principais consumidores de bateria. Por aqui, compilamos na lista apenas os que sabemos que pertencem à categoria dos mais usados por brasileiros — mas vale dar uma espiada nos demais.
Mídias sociais no comando
Na lista divulgada pela pCloud, é possível notar que as plataformas sociais são predominantes dentre os 20 principais apps que mais exigem da bateria — seis dos 20, o que representa um terço do topo do ranking.
Isso acontece por um motivo: “em média, Facebook, Instagram, Snapchat, Youtube, WhatsApp e LinkedIn permitem que 11 recursos extras sejam executados em segundo plano”, de acordo com a companhia. Assim, recursos como fotos, Wi-Fi, localização e microfone podem ser habilitados ao usar os apps dessas plataformas.
Além disso, dos seis aplicativos analisados, apenas o Instagram permitia habilitar o modo escuro, que é um recurso que permite economizar até 30% do uso da bateria. O único outro app da categoria “mídia social” analisado e que também possibilita ao usuário habilitar o modo escuro é o Twitter, mas ele ficou de fora da lista dos 20 principais apps.
Mais match, menos carga
O levantamento também identificou que apps de namoro online (Tinder, Bumble e Grinder dentre os preferidos), respondem por 15% dos 20 principais apps que acabam com baterias. Eles, assim como as plataformas sociais, também permitem usar 11 recursos em segundo plano.
Todos os três aplicativos de namoro não têm modo escuro disponível e, portanto, exigem mais energia ao usá-los, fazendo com que a bateria descarregue mais rapidamente.
Via: Gizchina
Comentários