Início Dicas e Reviews Quais são os atalhos do Excel que podem agilizar sua rotina?

Quais são os atalhos do Excel que podem agilizar sua rotina?

Confira dicas e ferramentas rápidas para agilizar a navegação, o preenchimento e a correção de células em planilhas

O Microsoft Excel é um editor de planilhas que já deve fazer parte da rotina de trabalho de muitas pessoas no mundo. Embora seja fácil de operar para o uso básico, o software exige que o usuário dedique tempo para aprender a utilizá-lo ao máximo e extrair resultados dos dados inseridos. Quer conferir algumas dicas de uso que podem tornar o Excel mais prático? Veja no artigo.

1. Replicar células

Muitas vezes, é necessário repetir o conteúdo de uma célula do Excel para outras, seja na mesma coluna ou linha. Você sabia que existe uma forma fácil de fazer isso?

Replicando células do Excel
Fonte: Reprodução
Funciona da seguinte forma: clique no canto inferior direito da célula e arraste-a na direção que quiser. Com isso, as células selecionadas receberão o conteúdo da de origem.
Outro jeito de fazer pequenas cópias é pelo atalho “Ctrl + D” para copiar o conteúdo da célula de cima ou “Ctrl + R” para copiar o conteúdo da célula à esquerda.

2. Contornando a identificação automática de números

As versões mais modernas do Excel contam com uma ferramenta de identificação automática de formatos numéricos habilitada por padrão e que pode atrapalhar na inserção de alguns dados em certas ocasiões. No entanto, é possível contornar esse recurso em células específicas sem desabilitar a ferramenta no menu de configurações.

Contornando a formatação de números
Fonte: Reprodução
Para isso, basta inserir um “´” (acento agudo) antes do conteúdo numérico da célula. Com isso, o Excel não tentará adaptar o formato dos números.

3. Quebra de linha dentro da célula

Ao apertar Enter, o Excel finaliza a edição de uma célula e passa para a próxima a ser editada. Contudo, em outros softwares, esse comando faz uma quebra de linha. O equivalente dessa ação no Excel é feita pela combinação “Shift + Enter” enquanto edita o texto, permitindo que você escreva em uma linha abaixo, mas ainda na mesma célula.

4. Ajustar o tamanho de linhas e colunas

Em vez de arrastar a divisão das linhas e colunas para fazer com que elas acomodem uma informação sem “estourar” o limite da célula, você pode simplesmente dar um clique duplo na divisa da coluna (A, B, C…) ou linha (1, 2, 3…). Isso fará com que o Excel ajuste automaticamente a altura ou largura da coluna.

5. Navegar rapidamente na planilha

Utilizar o mouse ou passear entre as células com as setas do teclado pode ser trabalhoso quando há muitos dados inseridos. Ao utilizar a tecla “Ctrl” + “setas”, é possível navegar rapidamente pela planilha e conferir o conteúdo de outras seções (fora da tela) com mais agilidade.

6. Transforme linhas em colunas

Se a disposição das informações não está da melhor forma, você pode transformar linhas em colunas ou vice-versa. Selecione a seção que deve receber a alteração e clique em “Copiar” na aba de “Página Inicial” do Microsoft Excel (ou use o comando CTRL + C). Logo depois, clique nas opções especiais de “Colar” e selecione “Transpor”.

Transformando linhas em colunas
Fonte: Reprodução

7. Corretor automático para agilidade

A “AutoCorreção” é uma ferramenta também habilitada por padrão no Microsoft Excel, mas ela só é aplicada em termos antes preenchidos no seu “dicionário”. Uma das formas de você agilizar o preenchimento de células é utilizar siglas para nomes, e a AutoCorreção pode ser uma aliada nesse processo.

Autocorreção
Fonte: Reprodução
Indo em “Arquivo > Opções > Revisão de Texto” e selecionando “Opções de AutoCorreção”, você encontrará as propriedades da ferramenta e a lista de palavras que já são corrigidas automaticamente. Daí, é possível adicionar novos termos, incluindo siglas, para que o corretor corrija automaticamente sua entrada pelo valor completo e agilize o processo de preenchimento de células.

8. Fazendo comentários

Assim como editores de texto, o Microsoft Excel também fornece uma ferramenta para adição de comentários anexados ao documento. O recurso é especialmente útil para relembrar observações pertinentes ao conteúdo de alguma célula específica, posição de algum ajuste pontual no conteúdo ou lembretes para futuras adições à planilha.

Fazendo comentários
Fonte: Reprodução
Para adicionar um comentário no Excel, basta clicar na célula que anexará um comentário com o botão direito e clicar em “Inserir Comentário”; preencha-o e finalize-o. Ele ficará no documento somente no modo de edição, flutuando sobre a planilha sem interferir nos dados inseridos.

9. Oculte células em branco rapidamente

Muitas células espalhadas ficaram em branco? Saiba como excluí-las rapidamente com o filtro de dados. Para isso, selecione a coluna que você deseja filtrar o conteúdo, abra a guia “Dados” e selecione filtro. Daí, selecione somente as células classificadas como “(Vazias)” e dê “OK”.

Ocultando células em branco
Fonte: Reprodução
Com essas dicas, você definitivamente terá mais agilidade para organizar suas tarefas e dados no Excel. É claro que estas são apenas algumas formas de facilitar o uso do software, pois ele é bastante robusto e tem uma série de outras facilidades para otimizar a sua operação. Você conhece mais alguma? Estas dicas te ajudaram? Comente abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES