Início Dicas e Reviews Quais são os atalhos do Excel que podem agilizar sua rotina?

Quais são os atalhos do Excel que podem agilizar sua rotina?

Confira dicas e ferramentas rápidas para agilizar a navegação, o preenchimento e a correção de células em planilhas

O Microsoft Excel é um editor de planilhas que já deve fazer parte da rotina de trabalho de muitas pessoas no mundo. Embora seja fácil de operar para o uso básico, o software exige que o usuário dedique tempo para aprender a utilizá-lo ao máximo e extrair resultados dos dados inseridos. Quer conferir algumas dicas de uso que podem tornar o Excel mais prático? Veja no artigo.

1. Replicar células

Muitas vezes, é necessário repetir o conteúdo de uma célula do Excel para outras, seja na mesma coluna ou linha. Você sabia que existe uma forma fácil de fazer isso?

Replicando células do Excel
Fonte: Reprodução
Funciona da seguinte forma: clique no canto inferior direito da célula e arraste-a na direção que quiser. Com isso, as células selecionadas receberão o conteúdo da de origem.
Outro jeito de fazer pequenas cópias é pelo atalho “Ctrl + D” para copiar o conteúdo da célula de cima ou “Ctrl + R” para copiar o conteúdo da célula à esquerda.

2. Contornando a identificação automática de números

As versões mais modernas do Excel contam com uma ferramenta de identificação automática de formatos numéricos habilitada por padrão e que pode atrapalhar na inserção de alguns dados em certas ocasiões. No entanto, é possível contornar esse recurso em células específicas sem desabilitar a ferramenta no menu de configurações.

Contornando a formatação de números
Fonte: Reprodução
Para isso, basta inserir um “´” (acento agudo) antes do conteúdo numérico da célula. Com isso, o Excel não tentará adaptar o formato dos números.

3. Quebra de linha dentro da célula

Ao apertar Enter, o Excel finaliza a edição de uma célula e passa para a próxima a ser editada. Contudo, em outros softwares, esse comando faz uma quebra de linha. O equivalente dessa ação no Excel é feita pela combinação “Shift + Enter” enquanto edita o texto, permitindo que você escreva em uma linha abaixo, mas ainda na mesma célula.

4. Ajustar o tamanho de linhas e colunas

Em vez de arrastar a divisão das linhas e colunas para fazer com que elas acomodem uma informação sem “estourar” o limite da célula, você pode simplesmente dar um clique duplo na divisa da coluna (A, B, C…) ou linha (1, 2, 3…). Isso fará com que o Excel ajuste automaticamente a altura ou largura da coluna.

5. Navegar rapidamente na planilha

Utilizar o mouse ou passear entre as células com as setas do teclado pode ser trabalhoso quando há muitos dados inseridos. Ao utilizar a tecla “Ctrl” + “setas”, é possível navegar rapidamente pela planilha e conferir o conteúdo de outras seções (fora da tela) com mais agilidade.

6. Transforme linhas em colunas

Se a disposição das informações não está da melhor forma, você pode transformar linhas em colunas ou vice-versa. Selecione a seção que deve receber a alteração e clique em “Copiar” na aba de “Página Inicial” do Microsoft Excel (ou use o comando CTRL + C). Logo depois, clique nas opções especiais de “Colar” e selecione “Transpor”.

Transformando linhas em colunas
Fonte: Reprodução

7. Corretor automático para agilidade

A “AutoCorreção” é uma ferramenta também habilitada por padrão no Microsoft Excel, mas ela só é aplicada em termos antes preenchidos no seu “dicionário”. Uma das formas de você agilizar o preenchimento de células é utilizar siglas para nomes, e a AutoCorreção pode ser uma aliada nesse processo.

Autocorreção
Fonte: Reprodução
Indo em “Arquivo > Opções > Revisão de Texto” e selecionando “Opções de AutoCorreção”, você encontrará as propriedades da ferramenta e a lista de palavras que já são corrigidas automaticamente. Daí, é possível adicionar novos termos, incluindo siglas, para que o corretor corrija automaticamente sua entrada pelo valor completo e agilize o processo de preenchimento de células.

8. Fazendo comentários

Assim como editores de texto, o Microsoft Excel também fornece uma ferramenta para adição de comentários anexados ao documento. O recurso é especialmente útil para relembrar observações pertinentes ao conteúdo de alguma célula específica, posição de algum ajuste pontual no conteúdo ou lembretes para futuras adições à planilha.

Fazendo comentários
Fonte: Reprodução
Para adicionar um comentário no Excel, basta clicar na célula que anexará um comentário com o botão direito e clicar em “Inserir Comentário”; preencha-o e finalize-o. Ele ficará no documento somente no modo de edição, flutuando sobre a planilha sem interferir nos dados inseridos.

9. Oculte células em branco rapidamente

Muitas células espalhadas ficaram em branco? Saiba como excluí-las rapidamente com o filtro de dados. Para isso, selecione a coluna que você deseja filtrar o conteúdo, abra a guia “Dados” e selecione filtro. Daí, selecione somente as células classificadas como “(Vazias)” e dê “OK”.

Ocultando células em branco
Fonte: Reprodução
Com essas dicas, você definitivamente terá mais agilidade para organizar suas tarefas e dados no Excel. É claro que estas são apenas algumas formas de facilitar o uso do software, pois ele é bastante robusto e tem uma série de outras facilidades para otimizar a sua operação. Você conhece mais alguma? Estas dicas te ajudaram? Comente abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

O primeiro PS5 do KaBuM! pode ser seu

Confira as últimas novidades do console e participe da promoção “Esse PS5 é Meu” para ganhar o primeiro exemplar do produto no KaBuM!

Vem aí o PlayStation 5

Com lançamento previsto para o final de 2020, as expectativas dos gamers para a chegada do novo console da Sony são grandes. Confira!

Como montar a configuração ideal para seu PC gamer?

Montar um PC gamer não é tarefa fácil. Muitos detalhes, conexões e compatibilidades entre os componentes podem trazer "dor de cabeça", sem considerar os elevados custos que...

Por dentro do Black Friday do KaBuM!

Por dentro do Black Friday do KaBuM!. Participante em 12 edições da maior promoção anual da internet, o e-commerce se prepara para surpreender novamente milhões de visitantes, em busca dos melhores descontos. Enquanto a data tão esperada não chega, vamos relembrar como foi o evento em 2019.