Skin de streamer do FaZe Clan é removida de ‘Call of Duty’ após comentários transfóbicos
Nicholas ‘Nickmercs’ Kolcheff, co-proprietário da equipe de streaming de eSports FaZe Clan, não se desculpou por fala problemáticaBy - Rafael Arbulu, 9 junho 2023 às 12:22
A Activision removeu uma skin do jogo Call of Duty após a inspiração do visual ter veiculado comentários transfóbicos por meio de seu perfil no Twitter: Nicholas ‘Nickmercs’ Kolcheff – co-proprietário do FaZe Clan, um dos maiores times de eSports e streaming do mundo – havia relacionado pessoas transgênero como sendo um risco para crianças em resposta à postagem de um outro internauta.
A situação tem uma linha do tempo simples de entender: o caster Chris Puckett usou seu perfil para compartilhar um vídeo de uma ocorrência na Califórnia, onde ativistas pro-LGBTQIAP+ foram fisicamente atacados por opositores durante uma marcha pacífica. Puckett disse “a América está em um lugar triste agora”, sinalizando apoio à causa.
They should leave little children alone. That’s the real issue.
— FaZe Nickmercs (@NICKMERCS) June 7, 2023
A este tuíte, Nickmercs respondeu:
“Eles deviam é deixar as crianças em paz. Esse que é o problema.”
O comentário remete a uma recente polêmica nos EUA, onde legislações estatais estão impedindo adolescentes que não se identificam com o gênero que lhes foi designado no nascimento de receberem tratamento clínico e psicológico para ações afirmativas de transição. O público mais conservador entende isso como uma tentativa de “doutrinar” crianças a “se tornarem trans” – uma óbvia fake news.
Ao apoiar a mentira, Nickmercs se abriu à indignação do público, com vários seguidores LGBTQIAP+ cobrando a Activision, publisher de Call of Duty, por um posicionamento. E a ação veio de forma incisiva: a empresa decidiu remover a skin de homenagem ao líder da FaZe Clan do jogo, citando “acontecimentos recentes” e que está “comprometida com o orgulho da comunidade e seus funcionários” (via IGN).
O mês de junho é internacionalmente reconhecido como Mês do Orgulho LGBTQIAP+, e comumente vemos ações afirmativas de várias empresas em vários setores, direcionadas a este público específico.
Nickmercs, no entanto, comentou a ação dobrando as apostas em seu comentário: segundo Jake Lucky, do TheGamerUpdate, o caster disse que não considera sua própria fala como um discurso transfóbico, defendendo apenas que os pais é quem devem ter esse tipo de conversa com os filhos e não os profissionais especializados. Ele ainda ressaltou que pretende – ele e a esposa – falar do assunto com seu próprio filho e que não disse nada de errado.
Nickmercs has responded to the backlash he got for his previous comments
It was not his intention to piss anyone off
He and his wife want to have those conversations with their own kid
He won't apologize because he doesn't believe it's wrong pic.twitter.com/aAMMn97IIH— Jake Lucky (@JakeSucky) June 8, 2023
Segundo o Eurogamer, no entanto, a situação deve ir ainda mais longe: após a remoção da skin, vários criadores de conteúdo saíram em apoio a Nickmercs, criticando a Activision pela atitude e, em alguns casos, chamando pelo boicote aos jogos da franquia Call of Duty.
Sobre este novo desenvolvimento, nem Activision, nem Nickmercs teceram qualquer comentário até o fechamento desta nota.
Comentários