Servidores de Dark Souls permanecerão offline até depois da estreia de Elden Ring
Servers de Dark Souls para PC foram desligados por vulnerabilidade e não devem ficar online antes do dia 24 de fevereiroBy - Igor Shimabukuro, 10 fevereiro 2022 às 15:31
Após desligarem os servidores da franquia Dark Souls para PC devido a vulnerabilidades, Bandai Namco e FromSoftware afirmaram que os três games da série continuarão offline até depois da estreia de Elden Ring, programada para acontecer no dia 24 de fevereiro.
Mais de um mês sem Dark Souls no PC
Para quem não está a par dos acontecimentos, a Bandai Namco anunciou o desligamento de servidores de Dark Souls II, III e o Remastered em 23 de janeiro “para permitir que a equipe investigue relatórios recentes de um problema com serviços online”. O detalhe é que esse “problema” tratava-se de graves falhas de segurança.
As vulnerabilidades encontradas em Dark Souls III eram conhecidas como Execução Remota de Código Arbitrário (RCE), que basicamente permitem que hackers tenham acesso total ao PC da vítima. Um membro da comunidade identificou o exploit e enviou um relatório para a editora ainda em dezembro de 2020.
Mas após mais de um mês sem nenhuma resposta, este “hacker do bem” decidiu invadir ao vivo o computador de um streamer de Dark Souls para chamar a atenção da Bandai. Deu certo. Tanto que, dias depois, a editora anunciou o desligamento dos servidores da franquia — embora não tenha mencionado o evento.
Na última quarta-feira (9), Bandai e FromSoftware agradeceram os avisos da comunidade e disseram que já estão trabalhando para corrigir a falha. Com isso, os servidores da franquia Dark Souls para PC — o problema não está ativo em consoles — permanecerão desligados até, pelo menos, o dia 24 de fevereiro.
#DarkSouls pic.twitter.com/ZRhX9OcvQe
— Dark Souls (@DarkSoulsGame) February 9, 2022
Elden Ring em risco?
Ainda segundo o comunicado, a editora também vai averiguar se as vulnerabilidades podem afetar seu próximo lançamento, o esperado Elden Ring. Em recente reportagem do Video Games Chronicle, uma fonte disse que as falhas seriam inevitáveis no futuro título, já que sua infraestrutura de rede é compartilhada da série Souls.
Embora os servidores offlines possam parecer algo ruim, isso significa que a editora finalmente está comprometida em corrigir as vulnerabilidades reportadas. O que se espera, no entanto, é que nenhuma falha semelhante seja encontrada em Elden Ring, o que poderia estragar o lançamento de um dos jogos mais esperados do ano.
Via: Kotaku
Comentários