Apesar da euforia com o início dos testes envolvendo o futuro serviço de streaming no PlayStation 5, pouquíssimas informações foram divulgadas até então. Mas graças a um vazador renomado da indústria, supostos novos detalhes vieram à tona na última quinta-feira (9).

Segundo fontes ouvidas por Tom Henderson, o serviço de nuvem chamado Cronos — e não Cronus, como reportado anteriormente — está em desenvolvimento há cinco anos e será um passo importante para o crescimento da Sony no mercado.

O longo período de desenvolvimento é explicado pela complexidade envolvida: por mais que o PlayStation 5 usufrua de um SSD extremamente rápido, era necessário criar uma infraestrutura compatível com tecnologias da atualidade.

Por conta disso, o grupo Future Technology teve de projetar uma solução de armazenamento de rede completamente nova baseada em PCIe (NTB). E como resultado, segundo as fontes, o produto final baseou-se em um servidor de armazenamento personalizado sob o codinome “Kura”, que lê até 5 GB/s com latência inferior a 1 ms.

Julho Gamer: conheça os jogos de PlayStation 5 em promoção no KaBuM!

Imagem: Miguel Lagoa/Shutterstock.com

Já tratando-se de questões práticas, relatos de membros da PS Plus que foram convidados aos testes revelaram que o Cronos suporta resoluções em 720p, 1080p, 1440p e 2160p (4K), além de permitir que os saves dos jogos sejam carregados automaticamente.

E sobre títulos: God of War: Ragnarok, Horizon Forbidden West, Fortnite, Fall Guys, Returnal, Demon’s Souls, Death Stranding e Destruction All Stars foram alguns dos games disponibilizados nos testes.

Teste PlayStation 5

Imagem: ArashiGames/ResetEra

Serviço de nuvem do PlayStation 5 pode chegar em 2024

E muito além do processo criativo e de detalhes mais técnicos, as fontes ouvidas por Henderson sugeriram uma possível data de lançamento para o Cronos. Até porque o serviço do PS5 ainda não tem uma data oficial e a Sony limitou a janela de lançamento para um “em breve”.

Mas segundo as fontes, a Sony terá um total de 28 data centers espalhados por 15 regiões importantes. E corre nos bastidores que o serviço pode ser lançado oficialmente no ano fiscal de 2023. Ou seja: de agora até março do ano que vem.

Se isso vai mesmo acontecer? Só a Sony sabe.

Fonte Insider Gaming

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários