O Procon-SP emitiu uma notificação para o Banco Itaú por conta da indisponibilidade do sistema da empresa. Desde a manhã desta quinta-feira (3), o acesso tanto do aplicativo quanto a plataforma web da instituição financeiras foram derrubados e seguem sem previsão de retorno.

Desde o início do dia, consumidores relatara problemas diversos com os serviços da empresa, tais como: transações não reconhecidas e extratos com erros e, posteriormente, não conseguir acesso às contas.

“A empresa deverá esclarecer quando constatou o problema, qual a previsão de regularização, quais providências e protocolos de segurança foram implementados, se o banco de dados da empresa foi afetado e que tipo de informações foram comprometidas”, afirmou o Procon-SP, em nota.

O Instituto também solicitou ao banco explicações sobre quais os serviços de atendimento foram atingidos pela instabilidade, bem como a quantidade de consumidores afetados. Além disso, quais transações e operações foram e ainda estão comprometidas, quais os impactos para o consumidor, quantas reclamações foram registradas nos canais da empresa e se esses consumidores estão sendo direcionados para canal específico de atendimento.

O Procon-SP também pede explicações sobre como o consumidor poderá exercer direitos como contestação de saques, pagamento de encargos por falta de pagamento de débitos, por conta de falta de acesso à conta e demais demandas decorrentes da indisponibilidade do sistema. Além de informações sobre quais canais alternativos foram disponibilizados.

O blog KaBuM! tentou contato com a assessoria do banco e, até o momento, não houve manifestação sobre o caso. O Itaú tem até o dia 7 de março para responder aos esclarecimentos solicitados pelo Procon-SP.

Direitos do consumidor

De acordo com o Procon-SP, os consumidores “não podem ser prejudicados por uma falha que não é de sua responsabilidade, deste modo, transações (saques, transferências, pix, pagamentos etc) não realizadas pelos correntistas deverão ser consideradas sem efeito”, afirmou, ainda em nota.

Quem foi impedido de fazer qualquer transação e, caso o banco não tenha oferecido uma alternativa para realizá-la, o consumidor “não poderá ser prejudicado com cobrança de multa, juros ou outros”, continuou.

Além disso, a instituição alerta que clientes que constataram valores depositados indevidamente, em decorrência da falha no site e app do Itaú, não devem utilizá-los e deverão ser devolvidos.

O Procon-SP recomenda que quem tiver algum problema em razão da falha no site e app do Itaú faça um contato formal com um dos canais de atendimento disponibilizado pela instituição. Se o banco não resolver a situação, o consumidor pode reclamar no Procon-SP, pelo site: www.procon.sp.gov.br.

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