Em muitos casos, o uso de mods — que alteram a versão original de games — pode significar uma diversão extra em determinado título. O problema é que as modificações também podem representar riscos aos jogadores, uma vez que podem esconder muitas coisas por trás de um “inocente” modo novo de jogo.

Exemplos não faltam. Uma boa amostra é o mod redesenhado de “Harmony”, estrutura vital para outras modificações do jogo Cities: Skylines. O modder conhecido por Chaos não só reprojetou o mod, como criou falsas mensagens de erro no Harmony original para que usuários migrassem para sua versão modificada.

O problema é que a versão de Chaos continha um atualizador automático escondido, que distribuiu arquivos maliciosos a diversos dispositivos. Como resultado, estima-se que a modificação em questão possa ter afetado cerca de 35 mil dispositivos de usuários que baixaram o arquivo.

“Os usuários instalam o Harmony com o [código de atualização automática] junto com ele. De repente, você tem dezenas de milhares de usuários que efetivamente instalaram um trojan em seus computadores […] O que foi implementado permitiria que ele bloqueasse várias máquinas, criasse uma botnet ou minerasse criptomoedas”, afirmou uma das vítimas ao portal gringo NME.

Segundo a Valve, a versão modificada do Harmony presente na Steam “não contém o código para atualizar automaticamente mods fora do Workshop”. Mas na verdade, a porta de entrada para o golpe parece derivar de outros mods, felizmente excluídos pela plataforma de jogos.

Mods de Cities: Skylines excluídos da Steam

Intitulado de “Network Extensions 3”, a modificação em questão inicialmente restringiu que alguns usuários usassem o recurso — algo que já fere as políticas da Steam. Posteriormente, ele foi alterado para piorar o desempenho do game e “forçar” que os players baixassem outras modificações.

A ideia é que o mod resultasse em uma jogabilidade com bugs, causando o descontentamento da comunidade. A estratégia, no entanto, era justamente liberar essa modificação junto da “Update from Github”, que prometia corrigir essa lentidão por meio de atualizações diretas do GitHub.

Na prática, era o Update from Github quem fazia o “trabalho sujo”, mas dependia da versão reprojetada do Harmony. A Steam até confirmou que ele foi removido por apresentar “risco em potencial”, mas a companhia alega que a ameaça afetou apenas cerca de 50 usuários.

A outra boa notícia é que a nova conta de Chaos, conhecida como Holy Water, também foi banida da plataforma da Valve. De todo modo, os jogadores de Cities: Skylines agora devem ficar atentos, uma vez que o mesmo modder pode encontrar um jeito de voltar à Steam com novos truques (e mods) na manga.

Via: Kotaku/NME

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