Reconhecimento facial e microfone: policiais testam óculos inteligentes no interior de SP
Previsão é de que até o fim do ano, agentes das polícias militar e civil, Guarda Civil Municipal, e de Mobilidade Urbana estejam usando o gadget, segundo o secretário de Proteção ao Cidadão de São José dos CamposBy - Liliane Nakagawa, 24 agosto 2022 às 7:05
Policiais de São José dos Campos, no interior de São Paulo, testaram óculos equipados com cinco câmeras, tecnologia de reconhecimento facial, leitor de placa de veículos (OCR), alto-falantes e microfone em um projeto piloto durante o evento de aniversário da cidade, em 27 de julho. Até o fim do ano, agentes das polícias militar e civil, Guarda Civil Municipal, e de Mobilidade Urbana devem usar o dispositivo para segurança, segundo o secretário do município.
O wearable, cedido para teste a quatro agentes pela empresa Complexys, permite comunicação e troca de informações com o operador técnico da Central de Segurança e Inteligência (CSI), como checagem de registros do alvo, bem como transmissão de áudio e vídeos.
Para isso, o wearable conta com armazenamento no HD do óculos e conexão a um SIMCard de operadora capaz de transmitir os dados por rede em tempo real. Neste último caso, a empresa responsável pelo gadget deve ter uma parceria com uma operadora, de modo que esta forneça a conexão. Há também a possibilidade de usar a rede Wi-Fi da cidade, que segundo o secretário de Proteção ao Cidadão da Prefeitura de São José dos Campos, Bruno Santos, “atende ao propósito”.
De acordo como edital, a secretaria do município pretende locar de oito a 12 dispositivos inteligentes. A previsão é de os agentes das polícias militar e civil, Guarda Civil Municipal, e de Mobilidade Urbana estejam fazendo uso até o fim do ano, segundo Santos.
“Estamos estudando quantidade versus custos. Não temos a intenção de alugar para todos os agentes porque ele perde a noção de espaço enquanto usa o equipamento. Ele serve para questões pontuais, como, por exemplo, na arena esportiva multiuso. Se coloco um agente com os óculos junto com um parceiro, aquele com o vestível é capaz de ler os rostos das pessoas”, explica o secretário. “Os óculos vão trazer assertividade e agilidade para o CSI”.
Com informações do portal da Prefeitura de São José dos Campos e Mobile Time
Comentários