Modo “Super Ultra Seguro” chega silenciosamente para o Microsoft Edge
Ferramenta já está disponível para a versão 96.0.1054.29 do Edge e desabilita mecanismo utilizado para exploração de invasoresBy - Igor Shimabukuro, 23 novembro 2021 às 16:40
Na última segunda-feira (22), a Microsoft lançou a atualização 96.0.1054.29 para o Edge, que inclui uma série de melhorias e novos recursos para o navegador. Curiosamente, o “Modo Super Ultra Seguro” não foi listado entre as novidades, embora tenha sido disponibilizado no update.
É incerto o motivo de tanto mistério pela big tech. No entanto, Johnathan Norman, que lidera a pesquisa de vulnerabilidades do Microsoft Edge, confirmou o lançamento do recurso em seu Twitter.
We quietly released Super Duper Secure Mode to stable (96.0.1054.29). Users can now toggle between Balanced and Strict modes. Balanced learns what sites you use often and trusts those, strict is well.. strict 🙂 Users can now add their own exceptions. Still working on WASM pic.twitter.com/EfmooqBuvZ
— Johnathan Norman (@spoofyroot) November 22, 2021
Segurança extra para os usuários do Edge
Como o próprio nome sugere, o novo modo adicionado ao Microsoft Edge visa fornecer uma camada extra de segurança aos usuários durante as navegações. Isso porque o recurso desabilita um mecanismo do browser, conhecido como Just-In-Time (JIT), que é comumente explorado por hackers.
Ao fazer isso, a Microsoft elimina mais um método usado para invasões de computadores. O único problema é que, ao desabilitar o JIT, é possível que muitas páginas quebrem, uma vez que o mecanismo é diretamente ligado com o código JavaScript. Por isso, foram anunciadas duas modalidades.
O primeiro modo tem nome de “Equilibrado”. Ele vai aprender quais sites são acessados e tidos como confiáveis para manter o JIT, resultando em restrições mais brandas. Já no modo “Estrito”, o JIT é desativado para reforçar a segurança, mas a possibilidade de um site crashar é muito maior.
De todo modo, a função é uma boa pedida para uma proteção extra durante a navegação. Problemas à parte, a desativação do JIT não só melhora a segurança do usuário como pode remover metade dos bugs V8 do navegador, o que resulta em atualizações de segurança menos frequentes e menos patches de emergência.
Os interessados já podem experimentar o novo recurso. Para isso, basta atualizar seu Edge para a versão 96.0.1054.29, entrar nas configurações do navegador e escolher uma das modalidades (além da personalizada) em “Privacidade, pesquisa e serviços”.
Fonte: BleepingComputer
Comentários