Segredo envolvendo as raposas de Skyrim é revelado
By - Luiz Nogueira, 19 agosto 2021 às 12:29
Apesar de ter sido lançado há quase dez anos, “The Elder Scrolls Skyrim” ainda tem alguns segredos que não foram descobertos pela comunidade. No entanto, um dos mais antigos foi desvendado – e tem como personagens principais as raposas.
Como é bastante comum no jogo, há locais que possuem pequenos animais que, quando veem o personagem principal, fogem. Uma teoria dizia que, ao contrário do que se pensava, esses bichos não corriam sem rumo, mas em direção a tesouros.
De acordo com Joel Burgess, ex-desenvolvedor da Bethesda, isso é meio que verdade. No entanto, trata-se mais de uma peculiaridade de programação do que uma decisão intencional.
Em uma série de publicações no Twitter, Burgess detalhou como as raposas funcionam. Segundo ele, “Skyrim usa algo chamado ‘navmesh’ para navegação de inteligência artificial. Para quem não é desenvolvedor, esta é uma folha 3D invisível de polígonos que é colocada sobre o mundo, dizendo para onde um personagem pode ou não ir”.
“Na maioria das situações, você está vendo a IA decidir o que fazer com base no caminho proposto pela navmesh. As raposas funcionam assim, mas com uma IA muito simplificada: elas só conseguem fugir. Mas por qual motivo elas vão em direção a tesouros? É aqui que fica interessante”, continua.
“Se você está perto de um personagem, ele está em modo de alto desempenho, com uso intensivo de CPU, para fazer coisas como verificações de visão e distância. Para contrastar, há o baixo processo, usado para coisas como NPCs que apenas andam pelo mundo”, explica, detalhando a diferença de processos.
No entanto, Burgess afirma que as raposas de “Skyrim“, por sempre agirem quando estão próximas do jogador, estão sempre em modo de alto desempenho. “Por causa da forma como a IA da raposa funciona (sempre fugindo!), ela está basicamente usando apenas este processo”.
Uso do navmesh no mundo de Skyrim
Agora, para entender como isso as afeta e necessário entender como o navmesh é implementado no mundo de “Skyrim”. Em lugares ao ar livre, por exemplo, o sistema é bastante simples. Como não é necessário muitos detalhes topográficos e há poucas chances de combate, o número de “triângulos” de ação é menor.
“Quando você tropeça em algo como um acampamento, no entanto, a navmesh fica muito mais detalhada. Elementos visuais adicionais significam que mais detalhes do navmesh foram adicionados. Portanto, pontos de interesse = grade número de pequenos triângulos”, revela.
Isso quer dizer então que as raposas de “Skyrim” não estão te levando para esses lugares, que provavelmente contam com algum tipo de saque, mas estão indo para locais em que há uma probabilidade maior de encontrar muitos triângulos navmesh.
Via: TechRadar
Comentários