A Seagate anunciou que está trabalhando em HDs voltados para o mercado do varejo com capacidades de 20 TB. A empresa também revelou que a novidade deve contar com tecnologias de gravação magnética perpendicular (PMR) e magnética shingled (SMR), mais econômicos que os atuais que usam sistema HAMR.

O lançamento dos HDs com tecnologia SMR chegarão já na segunda metade deste ano. Atualmente, a empresa fornece equipamentos de 20 TB que usam tecnologia de gravação HAMR. No entanto, essas unidades não devem ser produtos para o mercado varejista. Por isso a ideia de lançar novas variantes.

No início deste ano, a Seagate afirmou que sua tecnologia HAMR permitiria a introdução rápido de discos rígidos com capacidades maiores que 20 TB – 22 TB ou 24 TB, por exemplo. No entanto, a empresa não definiu prazos para essa implementação.

Chia e a demanda por HDs

A Seagate confirmou que a criação da criptomoeda Chia de fato trouxe um aumento significativo na demanda por HDs no segundo trimestre, mas deu a entender que as unidades usadas pelos mineradores eram provenientes de segunda mão.

Por conta disso, a empresa não vê muito sentido em aumentar significativamente a produção de discos rígidos, investir na capacidade de fabricação ou acelerar os HDs já disponíveis.

“Durante o trimestre passado, vimos um aumento significativo na demanda de HDs em parte devido à construção inicial da Chia, composta por equipamentos novos e reaproveitados”, comentou Dave Mosley, CEO da Seagate.

Outra questão é que a Chia, por ser algo relativamente novo, não é tão lucrativo quanto se pensa. Usando como exemplo a mineração da criptomoeda, a lucratividade caiu substancialmente desde os primeiros dias. Por enquanto, estima-se que um HD de 20 TB possa render cerca de US$ 25 por mês.

Via: Tom’s Hardware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários