O pessoal que investe em criptomoedas precisa de uma carteira para poder resgatar os seus investimentos, que por sua natureza contém dados importantes. Já nos últimos dias, um caso grande de fraude tem chamado a atenção.

De acordo com um caso estudado pelo grupo Checkpoint, scammers foram capazes de roubar aproximadamente US$ 500.000 (aproximadamente R$ 2.776.000) através de uma campanha falsa promovida através do Google Ads.

Site falso de carteira de criptomoedas

Reprodução: Checkpoint

Pelo serviço de propagandas do Google, os hackers criaram versões falsas das carteiras “Phantom” e “MetaMask”, que possuíam até o mesmo visual. Assim, no caso do golpe envolvendo o Phantom, aos usuários acessarem o site falso, os mesmos eram induzidos a dar sua “palavra-chave” para recuperar as credenciais.

Após terem passado pela etapa anterior, os usuários eram redirecionados ao site verdadeiro, mas logados na conta dos scammers, que passa a receber os investimentos feitos na carteira de criptomoedas pelas vítimas.

Checkpoint dá dicas para investidores de criptomoedas não caírem em golpes

Ainda na publicação do estudo, o grupo Checkpoint resolveu deixar algumas dicas básicas para quem está investindo nas criptomoedas não cair em golpes similares. São estas:

  • As palavras-chave são criadas através de extensões. Assim, cheque sempre a URL, para saber que se trata de uma extensão, na hora de informar uma palavra-chave;
  • A palavra-chave nunca deve ser informada a ninguém. Este processo só é realizado quando uma nova carteira está sendo configurada;
  • Ao investir em um site de criptomoedas, evite clicar nos links patrocinados, que podem ser falsos;
  • Sempre cheque se a URL é verdadeira e não similar.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários