Muito em breve, a cidade de São Paulo pode colocar à prova a agilidade e a eficiência de um novo serviço de táxi aéreo com emissão zero de carbono. A empreitada é um projeto da companhia aérea Gol em parceria com a empresa irlandesa Avolon.

A expectativa é que, ao todo, 500 aeronaves participem da operação programada para 2024 ou 2025 e que promete democratizar o transporte aéreo urbano.

Táxi aéreo verde e popular

Segundo Dómhnal Slattery, CEO da Avolon, o serviço – ainda sem nome – será extremamente disruptivo e pode mudar completamente a percepção do público local em relação a transportes aéreos de curtas distâncias dentro da cidade.

Para ele, enquanto os helicópteros e jatinhos são domínio dos “ultra ricos” da região, os táxis aéreos elétricos têm a combinação perfeita de custo, desempenho e praticidade. Os equipamentos VA-X4 eVTOLs são uma mistura de helicóptero e planador, operam de forma 100% elétrica e podem decolar e pousar na vertical.

https://www.youtube.com/watch?v=SffmiilJhes

“Nossas estimativas iniciais no momento são de que os custos operacionais para esse tipo de veículo é o equivalente a US$ 1 por passageiro para um trecho de 40 km”, comenta o executivo em entrevista ao Financial Times, revelando que o objetivo final é que o preço total da viagem seja o mesmo de uma corrida de Uber – só que pelo ar.

Se o projeto de táxi aéreo der certo e ajudar a população local a superar o trânsito cada vez mais caótico da capital paulista, uma das maiores e mais populosas cidades do mundo, a ideia é levar um serviço similar para a Ásia.

Ao que parece, no futuro próximo dos paulistanos, a expressão “já estou voando para aí” pode ganhar um novo significado.

Fonte: The Guardian

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress