Samsung valida sua nova memória RAM para processadores Snapdragon
Novos chips de memória RAM DDR5 para dispositivos móveis prometem maior desempenho em dispositivos com processadores da QualcommBy - Cesar Schaeffer, 3 março 2022 às 16:45
Em novembro do ano passado, a Samsung anunciou uma nova tecnologia de memória RAM para dispositivos móveis. Segundo a empresa, os chips serão usados em futuros smartphones e também em servidores, carros e até no metaverso. Agora, nesta quinta-feira (3), a companhia coreana revelou que, em colaboração com a Qualcomm, trabalhou para garantir que os novos chips LPDDR5X sejam otimizados para a plataforma Snapdragon.
“Esperamos que os aplicativos para essa memória de alto desempenho e baixo consumo se estendam além dos smartphones para o data center, PC e automotivo, permitindo que mais dispositivos e sistemas funcionem com maior eficiência”, disse Jinman Han, vice-presidente executivo corporativo da Samsung.
A memória RAM de próxima geração da Samsung terá velocidades de processamento 1,2 vez mais rápidas e usará 20% menos energia em comparação ao LPDDR5 da geração anterior. O resultado deve refletir em maior desempenho para gravação de vídeos em alta resolução e também recursos de inteligência artificial nos próximos smartphones turbinados com chips Snapdragon.
Boa parte dessas melhorias, segundo a empresa, podem ser atribuídas ao novo processo de fabricação de 14 nanômetros dos novos chips. A Samsung diz que sua colaboração com a Qualcomm permitiu que ambas as entidades otimizassem a largura de banda de 7,5 Gbps do LPDDR5X para uso em plataformas móveis Snapdragon.
“A ativação do LPDDR5X nas plataformas Snapdragon aprimorará as experiências do usuário com novos recursos e desempenho aprimorado para jogos, câmeras e aplicativos usando nosso mais recente AI Engine em várias linhas de produtos da Qualcomm”, declarou Ziad Asghar, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm.
A Samsung não revelou quando os novos chips de memória RAM LPDDR5X estarão disponíveis para os fabricantes. A especulação é que eles comecem a aparecer em dispositivos a partir de 2023.
Comentários