Samsung anuncia primeiro processador de smartphone com suporte a Ray Tracing
Novidade da Samsung é resultado de sua parceria com a AMD e, segundo a empresa, chip está pronto para oferecer o dobro do desempenho de seu antecessor e que sua arquitetura foi projetada para suportar câmeras de até 200 MPBy - Luiz Nogueira, 18 janeiro 2022 às 9:01
A Samsung anunciou oficialmente o Exynos 2200, seu novo processador para smartphones. O destaque da criação é a presença da arquitetura gráfica RDNA 2 da AMD, que permite suporte a muitos recursos, como o Ray Tracing – se você quiser saber mais sobre a tecnologia, a gente explica aqui.
O Exynos 2200 é fabricado usando o processo EUV de 4 nm da Samsung e, segundo o vice-presidente sênior de tecnologia de GPU Radeon da AMD, essa é a “primeira de várias gerações planejadas da tecnologia AMD RDNA em processadores Exynos”.
Internamente, o novo processador usa núcleos Armv9: um núcleo principal Cortex-X2 de alta potência, três núcleos Cortex-A710 para desempenho equilibrado e quatro núcleos Cortex-A510 mais eficientes.
A companhia ainda afirma que o novo chip está pronto para oferecer o dobro do desempenho de seu antecessor e que sua arquitetura foi projetada para suportar câmeras de até 200 MP.
Os chips Exynos com mais recursos, como é o caso, costumam ser implementados pela Samsung em sua linha principal de telefones Galaxy S – embora a empresa lance modelos vendidos nos Estados Unidos ou em outros países com Snapdragon da Qualcomm.
A colaboração entre as empresas está em andamento há algum tempo. Ambas anunciaram um acordo de licenciamento em 2019. Pouco tempo depois, a AMD confirmou que o “próximo processador da Samsung” usaria RDNA 2. No entanto, seu lançamento foi adiado. Agora, ao que parece, o primeiro produto dessa união está prestes a chegar.
Via: The Verge
Comentários