A próxima geração de processadores para dispositivos móveis da Qualcomm – tentativamente chamada “Snapdragon 8 Gen 3” – acabou de passar por um vazamento bastante contundente que, se confirmado, pode até fazer a empresa norte-americana perder terreno no setor.

As informações vieram pelo leaker “Revegnus” no Twitter, então embora o perfil tenha um bom histórico de acerto nos vazamentos que compartilha, vale ressaltar que, ao menos por enquanto, tudo o que você ler a seguir está no campo dos rumores, e não têm confirmação mais oficial.

https://twitter.com/Tech_Reve/status/1633688922600673280

Snapdragon 8 Gen 3: o que esperar?

De acordo com o vazamento, a próxima geração de processadores da Qualcomm deve sim trazer ganhos em relação à atual, mas não da forma ou no volume que alguns podem esperar.

Para começar, ela continuará sendo fabricada na litografia de 4 nanômetros (nm), contrariando rumores antigos de que a Qualcomm adotaria o processo de 3 nm para novos chipsets. Ao que tudo indica, a Apple é a culpada: a “maçã” teria garantido todo o estoque do novo processo junto à taiwanesa TSMC para o seu chip A17 Bionic. Na prática, isso deve fornecer um ganho de performance que tornará o modelo da Apple superior ao novo Snapdragon.

Ademais, o cluster de CPU do novo chip deve ter um novo padrão de núcleos: sim, ele ainda será octacore, mas o agrupamento será no formato ‘1 + 5 + 2’. A geração atual usa o formato ‘1 + 2 + 2 + 3’. Para o usuário final, isso não altera muito a experiência de uso, mas desenvolvedores podem perceber uma alteração no foco de performance – o Snapdragon 8 Gen 3 pode começar a “entregar tudo” já na inicialização do dispositivo, e ir normalizando e se equilibrando depois.

Clock menor pode ser relacionado a acordo de exclusividade

Revegnus também dá conta de um clock de 3,25 GHz para o seu núcleo principal (Cortex-X4). Anteriormente, se falava em 3,74 GHz de capacidade, mas isso não necessariamente se configura um erro.

É comum a Qualcomm firmar parcerias com smartphones flagship de grandes fabricantes para embarcar seus processadores mais poderosos. O Galaxy S23 da Samsung, por exemplo, conta com uma versão customizada do atual Snapdragon 8 Gen 2 que só ele tem. Sendo assim, pode bem ser que o ano que vem veja algum smartphone de primeira linha contando com um Snapdragon Gen 3 especialmente desenhado para aquele aparelho – um Galaxy S24, talvez?

Falando sobre os outros sete núcleos, serão cinco Cortex-A720 de 3 GHz e dois Cortex-A520 de 2 GHz.

No que tange à GPU, uma Adreno 750 completa o pacote para processamento gráfico. Embora isso seja uma geração posterior em relação à atual Adreno 740, ainda é cedo para especularmos os números que virão no novo processador para esta parte.

Finalmente, suporte à conexão 5G (Snapdragon X75) e a memórias padrão LPDDR5 também foram mencionados, mas esses dois meio que já eram de se esperar.

Naturalmente, as informações ainda não têm nenhum caráter oficial, e vai levar um tempo até a Qualcomm confirmar ou negar os boatos: normalmente, mais pistas sobre os processadores de dispositivos móveis da empresa tendem a aparecer no segundo semestre, perto de uma revelação oficial.

O Snapdragon 8 Gen 2 foi mostrado ao mundo pela primeira vez em novembro de 2022. O blog KaBuM! esteve lá, pessoalmente, para cobrir, então podemos esperar algo até novembro deste ano para a nova geração.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários